O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) encerrou na quinta-feira (19) o prazo para registro de candidaturas, contabilizando um total de 20.041 processos, entre candidaturas coletivas, individuais, vagas remanescentes e substituições. Dentre os registros, 467 são para o cargo de prefeito e 17.133 para vereador, números que mostram a amplitude do pleito no estado.
Quase todos os processos já foram julgados
Até o momento, 19.968 desses processos já foram julgados pela Corte Eleitoral, com 300 impugnações. O tribunal também recebeu 304 recursos relacionados a registros de candidatura, dos quais 130 já foram analisados. O sistema DivulgaCand, que centraliza as informações de candidaturas e contas eleitorais, foi essencial para garantir a transparência e o andamento dos processos.
Atualização constante dos registros
Durante a sessão plenária de quarta-feira (18), o presidente do TRE-PA, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, destacou a importância da atualização dos registros no Sistema de Candidaturas (Cand), enfatizando que a situação jurídica dos candidatos e partidos impacta diretamente a presença nas urnas e a totalização dos votos.
A atualização dos julgamentos, de acordo com a Resolução TSE n° 23.609/2019, é essencial para garantir o bom andamento do processo eleitoral e está a cargo dos juízes responsáveis, mesmo com a tramitação dos processos em instâncias superiores.