AnanindeuaBELÉMDENÚNCIANOTÍCIASREGIONAL

Pará emplaca 4 cidades entre as piores do Brasil em saneamento básico

Belém, a cidade que espera receber a conferência mundial do clima e meio ambiente, aparece entre as piores cidades do Brasil em saneamento básico. Quando se considera apenas as cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, a capital paraense é a lanterninha. Junto de Belém, aparecem outras três cidades paraenses nas últimas posições: Ananindeua, Marabá e Santarém.

Os dados são do Instituto Trata Brasil e GO associados, divulgados nesta segunda-feira, 20. Os dados abrangem as 100 maiores cidades do país,  que concentram aproximadamente 40% da população brasileira, e faz um ranking com base nos serviços oferecidos e em indicadores de eficiência.

O documento considera os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2021.

A comparação das melhores e das piores cidades deixa clara a desigualdade citada no início desta reportagem. Veja alguns destaques:

  • Acesso a água potável: Enquanto 99,7% da população das 20 melhores cidades têm acesso às redes de água potável, nos 20 piores municípios, o número é de 79,6% da população.
  • Acesso a coleta de esgoto: 97,7% da população nos 20 melhores municípios têm acesso aos serviços, enquanto somente 29,2% da população nos 20 piores municípios são atendidos.
  • Tratamento de esgoto: Enquanto o primeiro grupo tem, em média, 80,1% de cobertura de tratamento de esgoto, o grupo dos piores trata apenas 18,2% do esgoto produzido.
  • Perdas na distribuição: Entre as melhores cidades, 29,9% da água produzida é desperdiçada na distribuição por conta de tubulações antigas e “gatos”. Já entre as piores, o indicador chega a 51,3%.

SITUAÇÃO PARAENSE

Todas as cidades paraenses aparecem em posições vexatórias no ranking. Das 10 piores cidades em saneamento básico, 4 são do Pará. Ananindeua aparece na 91º posição, depois vem Belém na 95º posição, Santarém aparece na 97º posição e Marabá, que aparece pela primeira vez no estudo, fez sua estreia na segunda pior posição nacional, 99º, na frente apenas de Macapá, que ficou com o título de cidade com pior saneamento básico do Brasil.

PANORAMA DAS CIDADES PARAENSES EM ALGUNS DOS PRINCIPAIS INDICADORES.

Todas as cidades paraenses têm em comum terem o serviço atendido pela estatal COSANPA. Nenhuma das localidades obteve mais de 50% de Tratamento de Esgoto. Nesse quesito, Ananindeua aparece com maior cobertura, cerca de 30% do esgoto gerado na cidade é tratado. Já Marabá, apenas 2,26% do esgoto coletado é tratado.

Mas a situação de Marabá é ainda alarmante, pois o município tem apenas 0,73% dos domicílios atendidos por rede coletora de esgoto.

Em Belém, apenas 17,12% dos domicílios são atendidos por rede coletora de esgoto, enquanto que apenas 3,63% do esgoto gerado na cidade é tratado. Em outras palavras, quase 97% do esgoto gerado em Belém vai parar em valas que escorrem a céu aberto, inclusive em área nobre, nos canais e nos corpos d`água que circundam a capital paraense.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar