NOTÍCIASPará

Consulta e audiência pública devem ouvir a população sobre implantação do novo Sistema Integrado de Transporte Público

Está aberta até o próximo dia 31 de março a Consulta Pública que irá subsidiar o novo Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém (SIT/ Metropolitano) para que população possa contribuir para o funcionamento do novo serviço de transporte público, que está sendo implantado pelo Governo do Pará.

O sistema de transporte público vai integrar os municípios Ananindeua, Marituba e Benevides a Belém em aumento da quantidade de ônibus e com redução de tempo de viagem e melhoria da qualidade do serviço prestado.

“Para implantar esse sistema, nós queremos ouvir a população porque temos sentir as demandas de todos, incluindo ciclistas que se deslocam para trabalhar e outras necessidades. Vamos disponibilizar bicicletários nos terminais de Ananindeua e Marituba pra trazer mais comodidade. Inclusive, já estamos implantando na BR-316, ao longo de toda a BR, até o terminal de Marituba nos dois lados da rodovia”, ressalta Cláudio Conde, diretor de Planejamento do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). 

Sugestões, esclarecimentos, perguntas e demais contribuições poderão ser feitas por qualquer cidadão por meio do portal da Consulta Pública, disponível desde o dia 9 de fevereiro, no site do NGTM. A página na internet explica a proposta do Sistema Integrado de Transporte, como vai funcionar, traz perguntas e respostas frequentes e os documentos sobre o tema para baixar os arquivos.

Audiência pública – No dia 23 de março irá ocorrer uma audiência pública no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), localizado na avenida Alcindo Cacela, 1962, em Belém. O evento será aberto à população para discutir o SIT/ Metropolitano e posterior contratação das empresas que farão a operação das linhas. Além da participação presencial, o público pode acompanhar a audiência pela internet. 

Encerrada a Audiência Pública e o prazo de Consulta Pública no site, serão analisadas as contribuições coletadas, com divulgação de um Relatório Técnico Conclusivo. Todas as contribuições vão subsidiar a definição e especificações do Edital de Licitação e seus anexos para as empresas interessadas na prestação desse serviço de transporte. 

“A consulta e audiência pública são etapas legais para a contratação das empresas que farão a operação das linhas do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano e precedem o edital de licitação. Com as perspectivas de conclusão das obras para início de 2024, estamos iniciando o processo de contratação das empresas que irão operar o sistema e estamos submetendo a consulta pública para as pessoas que queiram contribuir com o aperfeiçoamento do sistema. No dia 23 de março estaremos realizando a audiência pública”, afirma o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro. 

Novo Serviço – O Sistema Integrado de Transporte Metropolitano possibilitará a melhoria da oferta de transporte nos bairros dos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, sem aumentar o número de ônibus no centro de Belém, com redução do tempo de viagem e pagamento de apenas uma passagem, melhorando as condições de mobilidade na Região Metropolitana de Belém.

As três linhas troncais que sairão de cada terminal irão percorrer a BR-316 e a Almirante Barroso, nas faixas exclusivas, sem enfrentar congestionamento. Uma delas irá até São Brás, parando em todas as Estações, e retornando na Praça da Leitura. As outras duas irão até o centro de Belém, sendo uma pela José Malcher, Doca, Ver-o-Peso, voltando pela Tamandaré e Gentil; e a outra pela Conselheiro, Padre Eutíquio, Praça da Bandeira, Dezesseis de Novembro, Praça Amazonas e Mundurucus. Essas linhas que vão para o centro irão parar apenas nos terminais e no Entroncamento e a partir de São Brás que farão os percursos pela faixa de ônibus a direita, parando nos pontos de ônibus na calçada.

Os usuários do Sistema Integrado podem sair de seus bairros nos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides em linhas alimentadoras que se dirigem até um dos terminais de integração, localizados na Rodovia BR-316, sendo um em Ananindeua (KM 6,5) e outro em Marituba (KM 10,7). No terminal, sem pagar outra passagem, o usuário pode passar para uma das 3 linhas troncais, que irão operar com ônibus Troncal, que possuem portas dos dois lados e ar refrigerado, até o centro de Belém ou São Brás.

O sistema integrado terá 2 áreas operacionais distintas, sendo uma no município de Ananindeua, com 10 linhas alimentadoras e 3 linhas troncais partindo do mesmo terminal de integração em Ananindeua. E o outro irá operar nos municípios de Marituba e Benevides com 12 linhas alimentadoras e 3 linhas troncais também partindo do mesmo terminal de integração, em Marituba.

Serviços:

– A Audiência Pública sobre o Novo Sistema de Transporte Metropolitano será realizada no dia 23 de março, às 9h, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), que fica na avenida Alcindo Cacela, 1962, em Belém.

– Consulta Pública sobre o Novo Sistema de Transporte Metropolitano, até 31 de março de 2023, no site http://www.ngtm.pa.gov.br/

Com informações Agência Pará

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar