Pará comemora escolha de método de avaliação de selo de qualidade de crédito de carbono
O Estado do Pará firmou acordo comprometendo-se em gerar até 12 milhões de créditos por meio de atividades de controle do desmatamento.

O Integrity Council for the Voluntary Carbon Market (ICVCM), entidade responsável pela regulamentação do mercado de carbono, anunciou nesta sexta-feira (15) que três metodologias para a geração de créditos de carbono baseados na proteção de florestas passaram a ser elegíveis para o selo de qualidade CCP (Core Carbon Principles).
Esse anúncio é particularmente relevante para projetos em andamento no estado do Pará, que utilizam duas dessas metodologias: a Verra e o padrão ART Trees. Ambas agora poderão contar com o selo de qualidade.
O selo CCP tem como objetivo distinguir créditos de carbono de alta integridade e qualidade, contribuindo para restaurar a confiança no mercado voluntário de carbono, que tem enfrentado dificuldades nos últimos dois anos devido a denúncias de fraudes e exageros nos benefícios climáticos dos projetos.
Novas Regras para Projetos no Brasil:
Os projetos mais comuns no Brasil não foram avaliados pelo ICVCM. Para obter o selo, os projetos de proteção florestal precisam adotar uma nova metodologia REDD+ da Verra, que ainda não emitiu créditos, e alinhar suas linhas de base aos dados jurisdicionais.
Há 21 iniciativas utilizando a nova metodologia VM0046 da Verra, que têm o potencial de gerar até 300 milhões de créditos no primeiro ciclo de apuração. O padrão ART Trees, por sua vez, já é utilizado por nove jurisdições, incluindo o Pará, e tem o potencial de gerar 123 milhões de créditos.
Acordo com o Estado do Pará:
O Estado do Pará firmou um acordo com a Coalizão Leaf, comprometendo-se a gerar até 12 milhões de créditos por meio de atividades de controle do desmatamento. O preço acordado é de 15 dólares por crédito, um valor superior ao praticado no mercado de projetos privados.
A introdução do selo CCP pode resultar em uma valorização dos créditos, uma vez que seus critérios rigorosos devem aumentar a confiança dos compradores no mercado.
O ICVCM é uma entidade independente, composta por várias partes interessadas no mercado voluntário, incluindo desenvolvedoras de projetos, cientistas, representantes da sociedade civil e de populações indígenas, entre outras.