CULTURA PARAENSEENTRETENIMENTONOTÍCIASParáREGIONAL

“No meio do Pitiú”, de Dona Onete, ultrapassa 30 milhões de visualizações no YouTube

Hit do carimbó completa 10 anos e segue conquistando público dentro e fora do Pará

Prestes a completar 10 anos de lançamento, o clássico “No meio do Pitiú”, de Dona Onete, alcançou a marca de 30 milhões de visualizações no YouTube. O clipe, gravado na Pedra do Ver-o-Peso, em Belém, traz referências marcantes da cultura paraense, incluindo personagens icônicos da feira: a garça namoradeira e o malandro urubu.

Lançada no álbum “Banzeiro” (2016), a canção conta a história de um romance inusitado entre uma garça e um urubu, que se encontram na doca do Mercado Ver-o-Peso, “no meio do pitiú” — expressão que significa cheiro forte, como o de peixe. A narrativa brinca com elementos da fauna e da cultura popular, destacando o Ver-o-Peso como cenário de encontros, saudades e boemia.

Considerado um dos mercados mais antigos do Brasil, o Ver-o-Peso foi fundado em 1625 e, em 1977, foi reconhecido como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com o sucesso da música, Dona Onete, hoje com 85 anos, conquistou reconhecimento em Belém, na região Norte e além das fronteiras do Pará, aproximando novas gerações do carimbó e da música amazônica.

VEJA CLIPE:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar