BELÉMNOTÍCIAS

No Dia D de vacinação, somente 40% do público-alvo comparece aos posto de saúde

Durante o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), centenas de pessoas foram às unidades de saúde de Belém, no último sábado, 17, para garantir a imunização das crianças, e também atualizaram a caderneta de vacinação para outras doenças na chamada Multivacinação.

A campanha segue até o dia 30 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde do município.

Somente 40% – “Neste dia D de vacinação, conseguimos imunizar cerca de 40% das pessoas. Estamos com 74 postos de vacinação. No momento que deixo de vacinar, deixo de proteger esta criança e doenças que já estão erradicadas podem reaparecer. Não podemos baixar a cobertura vacinal, porque temos o exemplo do sarampo, como um caso importado”, explicou Nazaré Athayde, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações.

A imunização contra a Paralisia Infantil é destinada às crianças de 1 ano a menores de 5 anos com a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Menores de 1 ano só podem receber a VIP. A meta é imunizar 79 mil crianças contra a pólio

Multivacinação – A Multivacinação é direcionada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que precisam atualizar a situação vacinal. São aproximadamente 18 vacinas. Para as crianças são: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.

Para os adolescentes, além de reforços das imunizações feitas na infância, são elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e um documento de identificação.

Fonte: Sesma/ Comus

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar