NOTÍCIASPOLÍTICA

Nélio Aguiar (DEM) é reeleito prefeito em Santarém com 59,22% dos votos válidos

O democrata Nélio Aguiar, atual prefeito de Santarém, região oeste do Pará, foi reeleito para governar o município por mais quatro anos. Ele derrotou nas urnas a candidata Maria do Carmo (PT). O resultado foi confirmado com 92,18% das urnas apuradas. Santarém foi o outro município do Pará onde houve segundo turno, além da capital, Belém.

Com 100% das urnas apuradas, Nélio Aguiar teve 92.732 votos, equivalente a 59,22% dos votos válidos. Já a candidata Maria do Carmo teve 63.869 votos, equivalente a 40,78%. Em 2016, Nélio Aguiar foi eleito para o primeiro mandato ainda no 1º turno com 96.034 votos, 54,85% dos votos válidos.

Fala do prefeito – “Eu fico muito satisfeito em poder colocar mais uma vez o nosso nome à disposição da população de Santarém, e de ter feito uma campanha limpa, apresentando propostas, fazendo prestação de contas do nosso primeiro mandato. Estamos muito confiantes em Deus na vitória e também na população, onde a gente percebe todo um movimento uma união das pessoas do bem no trabalho que a gente vem realizando, e uma esperança no que a gente pode realizar”, disse Nélio após votar na manhã de domingo, 29.

Cerca de uma hora após o início da apuração, Nélio já tinha uma diferença de mais de 11 mil votos em relação a sua adversária. Por meio de redes sociais, o candidato divulgou vídeo convocando seus eleitores para irem pra frente da casa dele comemorar a vitória. Não demorou para que as pessoas começassem a se aglomerar por lá, e muitas não usavam máscaras de proteção.

Campanha – Durante a campanha, Nélio percorreu bairros, se reunindo com lideranças comunitárias, visitou comunidades rurais apresentando as propostas do seu plano de governo e nos programas eleitorais, em algumas oportunidades, fez uma espécie de prestação de contas de obras e serviços realizados, com destaque para obras executadas ao longo deste ano, como o anel viário dos bairros Jutaí e Área Verde, orla da vila Arigó, ampliação da orla na frente da cidade e retomada das obras do hospital Materno Infantil, entre outras.

Nélio prometeu entre outras coisas: construir mais cinco unidades básicas de saúde; avançar com serviços de drenagem e asfaltamento em bairros periféricos da cidade; concluir as obras e equipar o hospital Materno Infantil; uniforme escolar gratuito; ampliação da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar; reforma, ampliação e construção de novas escolar; investir na formação continuada de profissionais da educação.

Covid-19 – Na reta final da campanha do 1º turno, Nélio testou positivo para Covid-19, foi internado em um hospital particular e dias depois foi transferido para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), onde passou por tratamento de oxigenoterapia e fisioterapia respiratória.

Durante o período em que esteve internado, seu vice, José Maria Tapajós (PL) assumiu o comando da campanha nas ruas participando de caminhadas, reuniões com lideranças comunitárias e visitas a comunidades rurais.

Campanha em casa – Após receber alta, por recomendação médica Nélio não pôde sair de casa para compromisso de campanha, mas realizou reuniões em sua casa com apoiadores, gravou os programas finais da propaganda eleitoral e participou de entrevista para o G1 Santarém, Rádio e TV Tapajós, para apresentação de suas propostas.

Perfil – O médico santareno Nélio Aguiar tem 51 anos. Quando criança, ajudou na venda de biscoitos no comércio de seu pai. Aos 17 anos, foi aprovado como um dos primeiros colocados no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sua carreira política começou em 2008 quando foi eleito vereador com 4.363 votos, tornando-se presidente da Câmara Municipal no primeiro semestre de 2009. Em 2010 recebeu 19.151 votos para deputado estadual, sendo o 1º suplente, assumindo o mandato em 2012. Já no ano de 2014, como candidato a deputado federal recebeu 84.601 votos.

Em 2016, foi escolhido para ser o prefeito de Santarém com a maior votação da história do município, 96.034 votos. Também foi presidente da Famep (Federação das Associações dos Municípios do Pará).

Fonte: G1 Santarém

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar