
Neste sábado (5), o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) realizará 772 atendimentos como parte do Dia E, ação nacional promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa, que integra o projeto Ebserh em Ação 2025 – Agora Tem Especialistas, ocorrerá simultaneamente em todos os 45 hospitais universitários federais da rede em diversas regiões do Brasil. A mobilização tem como objetivo acelerar o acesso a procedimentos eletivos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio do Ministério da Saúde.
No Pará, participam da ação os hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), ambos integrantes do CHU-UFPA. A programação inclui a realização de 38 cirurgias, 220 consultas médicas e 514 exames e procedimentos diagnósticos ou terapêuticos. Também haverá atendimento à população indígena.
Segundo Regina Feio Barroso, superintendente do CHU-UFPA/Ebserh, o mutirão tem como foco pacientes que já passaram por triagem e estão em fila de espera municipal. “Esse esforço busca reduzir o tempo entre a indicação médica e a realização efetiva dos procedimentos”, explicou.
O Dia E faz parte de uma estratégia integrada entre Ebserh e Ministério da Saúde para diminuir a demanda reprimida por cirurgias e exames especializados no SUS. A atuação conjunta pretende contribuir com a organização do fluxo de atendimento e ampliar a resolutividade nas unidades hospitalares vinculadas às universidades federais.
Conteúdo relacionado: