NACIONALNOTÍCIAS

Mulheres investigam ficha criminal de homens antes de começar relacionamento amoroso

Mulheres estão investigando as fichas criminais de homens antes de começar relacionamentos no Espírito Santo, na região sudeste do Brasil. A medida foi adotada por elas para evitarem ser vítimas de violência doméstica. Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 15 assassinatos de mulheres no estado e quatro deles foram tipificados como feminicídio.

Uma das mulheres que fez essa busca foi a psicóloga Clislane Oliveira. Antes de começar um relacionamento com um homem que estava conversando pela internet, ela pesquisou o pretendente no sistema do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e teve uma desagradável surpresa.

“Teve uma pessoa que quis se relacionar comigo, ter algo mais sério, e quando pesquisei, soube que tinha um antecedente de medidas protetivas com uma ex-namorada. Então, já fiquei esperta e cortei laços”, relatou a psicóloga.

Já a estudante Yasmin Lordello pesquisou sobre o atual namorado nas redes sociais e entrou em contato com familiares e amigos do também estudante André Perim.

“Vasculhei as redes sociais, achei a família sem ele saber”, disse a moça. A atitude foi aprovada pelo namorado. “Acho que é importante saber com quem você está andando, mas descobrir pela internet é um pouco difícil”, confessou.

Busca importante – A Juíza Hermínia Azoury, coordenadora de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do TJES, destacou que esse tipo de busca é importante principalmente quando se conhece alguém pela internet.

“Primeiro, ela tem que vasculhar, literalmente, quem é esse pretenso companheiro dela”, diz. “Pela internet, ela não conhece o caráter da pessoa. Ela, às vezes, se encanta com a beleza física, com as palavras doces. O que ela tem que ter é racionalidade para avaliar com quem ela está se relacionando, e não começar um relacionamento porquê ela conheceu pela internet”, disse.

Para buscar os antecedentes criminais de uma pessoa, basta acessar o site da Polícia Civil do estado, clicar em “Atestado de Antecedentes Criminais” e acessar o formulário, que exige alguns dados pessoais da pessoa.

Também é possível levantar dados de processos no site do TJES. Nele, é necessário clicar em consulta processual e depois, em consultar processo. Como existem algumas pessoas com nomes iguais, é importante saber o nome da mãe do pretendente.

Fonte: G1 Espírito Santo

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar