
Faleceu no domingo (16) o empresário Cypriano Sabino de Oliveira, aos 86 anos, em Belém. Pai de 12 filhos, entre eles o ministro do Turismo, Celso Sabino, e a secretária de Turismo e Cultura de Belém, Cilene Sabino, Cypriano estava hospitalizado há 20 dias devido a uma infecção.
De acordo com informações do Ministério do Turismo, o empresário enfrentava o Alzheimer há alguns anos. No sábado (15), precisou ser entubado e, apesar dos cuidados médicos, não resistiu, vindo a óbito às 21h15 de domingo, no Hospital Beneficente Portuguesa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade ao ministro Celso Sabino em uma publicação nas redes sociais. “Ao seu filho, o nosso querido ministro Celso Sabino, deixo meu abraço solidário. E a toda a família e amigos de Cypriano, transmito o desejo de que o conforto logo chegue a seus corações”, declarou o presidente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/I/x/8AIqzKTWCgV9biOABQvg/lula-sabino.png)
Trajetória no setor de transporte
Natural de Prainha, município do oeste do Pará, Cypriano Sabino iniciou sua carreira no setor de navegação com um barco de madeira chamado “Oliveira”, com o qual transportava cargas pelos rios da Amazônia. Ao longo dos anos, sua iniciativa se expandiu e deu origem à Sabino Navegação (Sanave), uma das principais empresas de transporte rodoviário e fluvial da região Norte.
Em maio de 2024, Cypriano foi homenageado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em reconhecimento à sua contribuição como pioneiro na navegação fluvial no Pará.
Ele deixa a esposa, 12 filhos, 27 netos e 22 bisnetos.
Despedida e homenagens
Nas redes sociais, Celso Sabino prestou homenagem ao pai. “Com profundo pesar me despeço do meu amado pai, homem que foi minha referência, me ensinou o valor do trabalho. […] Descanse em paz, meu pai”, publicou o ministro.
Cilene Sabino também expressou seu lamento. “Eterno em nossos corações! Te amarei para sempre, meu paizinho”, escreveu a secretária.
A Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), da qual Cilene Sabino é presidente de honra, divulgou nota de pesar. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família e expressamos nossas sinceras condolências. Que a memória de seu legado traga conforto a todos”, afirmou a entidade.
O velório de Cypriano Sabino ocorre na Capela Premium, na rua Domingos Marreiros, em Belém. O sepultamento está previsto para o cemitério Recanto da Saudade, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.