REGIONAL

Moradores bloqueiam Transamazônica em protesto contra a operação do Ibama em Anapu

É tenso o clima na cidade de Anapu, no sudoeste do Pará. Na manhã deste sábado 10, moradores do município bloquearam a rodovia Transamazônica (BR-230), próximo a entrada da cidade, e atearam fogo em pneus para impedir a passagem de veículos pelo local. A Polícia Militar foi acionada e já está no local.

Além disso, vários comerciantes também não abriram as portas de seus comércios. Segundo informações, isso acontece em forma de protesto contra a ação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que já teria fechado três madeireiras irregulares no município de Anapu.

A operação dos órgãos começou no último dia 8, e faz parte do contexto da operação “Verde Brasil 2”, batizada de operação “Forte Ruído”. A ação é contra delitos ambientais e conta com apoio do Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Força Nacional de Segurança Pública.

Só no primeiro dia da fiscalização foram apreendidos cerca de 163,75m³ de madeira em uma madeireira, o que equivale ao valor de R$ 360 mil (Trezentos e Sessenta Mil Reais).

Segundo apurou o site A Voz do Xingu, até o momento três madeireiras já foram lacradas pelo Ibama, e além disso, vários maquinários usados pelos madeireiros também já foram apreendidos na operação.

Fonte: Wilson Soares (A Voz do Xingu)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar