Médica recém-formada e amiga de Helder Barbalho é nomeada diretora técnica do hospital Abelardo Santos
Belém (PA) – Menos de dois meses, desde que se formou em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), a médica recém-formada Maitê Silva Martins Gadelha já foi nomeada pela Casa Civil do Estado do Pará (pelo titular da pasta à época, Parsifal Pontes) como Diretora Técnica GEP-DAS-011.5 para exercer funções na Secretaria de Estado de Saúde (Sespa-PA). A publicação está no Diário Oficial do Estado do dia 19 de junho passado.
Maitê foi uma das estudantes de Medicina, no estado do Pará, que teve a colação de grau antecipada para que pudesse exercer funções médicas no combate ao novo coronavírus, por meio do Decreto Estadual 698/2020. No dia 22 de abril deste ano, Maitê e mais 47 acadêmicos de Medicina receberam o diploma de médicos, em Belém. E em 18 de junho, ela foi nomeada Diretora Técnica.
A recém-formada, inclusive, atuava como porta-voz do movimento dos recém-formados no curso de Medicina da Uepa, em Belém. E nessa qualidade, ela foi personagem de reportagens de televisão no Pará e fora do Estado, em rede nacional, na TV Globo, CNN Brasil e outras.
“A mobilização de diversas universidades no Brasil possibilitou que nosso movimento ganhasse força e pudesse ser ouvido, pois a nossa intenção não é somente se formar, mas também assumir a responsabilidade social que nos foi dada pela profissão que escolhemos”, disse Maitê em reportagem da Agência Pará, à época, no dia da formatura, dia 22 de abril.
Hospital Abelardo Santos – O youtuber paraense Netto Marques, em seu canal nessa mídia social, informa que Maitê está lotada no hospital Abelardo Santos e é ela quem está intermediando as negociações trabalhistas com os médicos contratados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), administradora do hospital, que estariam sem receber salários desde abril deste ano.
Veja o vídeo:
A competência de Maitê não está sendo questionada. Mas é, no mínimo, estranho que uma pessoa, com a idade dela, 23 anos, recém-formada em Medicina e sem experiência de trabalho em sua área, estar ocupando o cargo de Diretora Técnica de um hospital de grande porte como é o Abelardo Santos.
Queira ou não, ela ainda é inexperiente e assumir esse cargo e estar à frente de uma grande responsabilidade soa inusitado, especialmente, porque deve ter outros médicos, com mais experiência que ela, com mais tempo de carreira, com pós-graduação e mais anos de trabalho, para assumir esse cargo técnico.
Mas uma olhada nas redes sociais de Maitê, um dos seguidores dela no Instagram salta aos olhos: ele mesmo, o governador do Pará, Helder Barbalho.