
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste sábado (12), da tradicional romaria fluvial do Círio de Nazaré, em Belém, uma das mais importantes festividades religiosas do Brasil. O evento faz parte das celebrações em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, e atrai milhares de fiéis todos os anos.
Lula foi acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e deu início à procissão por volta das 9h. Durante o ato litúrgico, o presidente colocou a imagem da santa em um nicho de vidro a bordo da embarcação principal da romaria, que pertence à Marinha do Brasil. Ao todo, cerca de 400 embarcações integraram a procissão, que percorreu aproximadamente 18 quilômetros pela Baía do Guajará.
Participação em evento tradicional
Ainda neste sábado, o presidente deve participar de mais uma cerimônia ligada ao Círio de Nazaré. A imagem da santa será levada em outra procissão, chamada Transladação, a partir das 21h30. O evento é considerado um dos mais importantes momentos das festividades religiosas.
O Círio de Nazaré é uma celebração secular que ocorre há mais de dois séculos em Belém, atraindo milhões de devotos anualmente. Desde 2014, a festa é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, consolidando sua importância religiosa e cultural não só para o Brasil, mas para o mundo.