NACIONALNOTÍCIAS

Latam anuncia plano de demissão para dispensar ‘no mínimo’ 2,7 mil tripulantes

A Latam informou na sexta-feira, 31, que, após fracasso na negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) sobre um novo modelo de remuneração, dará início ao “processo de redução do quadro de tripulantes”, com a demissão de “no mínimo, 2.700 funcionários”.

O programa de demissão voluntária foi aberto na sexta-feira e pilotos, comandantes e comissários poderão aderir até a próxima terça-feira, dia 4 de agosto.

Pandemia – O setor aéreo é um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, impactado pelas restrições impostas por governos e pelo temor de contaminação dos passageiros. A Avianca já teve a falência decretada e a Latam está em processo de recuperação judicial nos EUA.

Com menos receitas, as empresas aéreas pressionam sindicatos para reduzir a folha com funcionários. Azul e Gol conseguiram aprovar novo acordo coletivo em junho passado, mas as discussões com a Latam se arrastaram até esta sexta-feira, 31.

O principal ponto de discórdia estava na proposta feita pela companhia de reduzir permanentemente os salários dos tripulantes, o que não foi aceito pela categoria.

“A votação desta sexta foi realizada devido a uma condição imposta pela Latam, que para continuar negociando exige que a categoria esteja disposta a negociar uma alteração permanente, reduzindo salários”, afirmou o sindicato, em nota. “O SNA já requisitou uma audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho”, disse Latam.

De acordo com a Latam, ela é “a maior e mais antiga das três empresas que atuam no Brasil e é a que mais remunera os tripulantes em voos domésticos e internacionais”.

“A empresa tem a necessidade de equiparar seu modelo atual de remuneração às práticas do setor, haja visto que, historicamente, esta pauta foi objeto de negociação da empresa com o SNA e a atual crise da pandemia torna esta medida ainda mais imprescindível para a Latam”, disse a companhia.

Fonte: O Globo

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar