NOTÍCIASPará

Jornalista paraense lança primeiro romance na Feira do Livro 2021

“Pedra Preciosa ou A Incrível Aventura Que O Garoto Heliodoro Viveu Após Ouvir A Música Misteriosa Que Emanava da Floresta” é uma das 11 obras contempladas pelo Prêmio Dalcídio Jurandir 2019, e será oficialmente lançado em cerimônia oficial na Arena Principal do evento na tarde do próximo sábado, 4.

Sem medo de arriscar em seu primeiro trabalho como romancista, Taion diz que o subtítulo da obra foi escolhido propositadamente longo: “O subtítulo é importante para fazer um jogo com o leitor. Quando você termina de ler ele inteiro você praticamente já está dentro da história e tudo começa a fluir naturalmente”.

Inspirada em obras como “A História Sem Fim”, “Anne de Green Gables” e “Meu Amigo Totoro”, Pedra Preciosa é o primeiro romance do jornalista Taion Almeida. Ele explica que a obra surgiu do desejo de escrever para o público infantil enquanto cativava adultos.

“Nunca tinha escrito para crianças antes e me perguntava se conseguiria. Não queria escrever uma história boba, há temas sociais muito sérios e pertinentes nesse livro, mas nada que uma criança não consiga entender. Crianças são curiosas, inteligentes e sensíveis de uma forma muito particular. Você consegue prendê-las e encantá-las com uma obra que também dialogue com adultos”.

SINOPSE – Na cidade de Pedra Preciosa o menino Helinho trabalha pesado com a mãe na fábrica de geleias mesmo nas férias. A vida dura é esquecida quando um som hipnótico invade o local vindo da floresta ao lado. Que som maravilhoso! Quem o tocava se ninguém morava lá? Com a ajuda de sua fiel amiga Ágata, o garoto parte para aquela que seria a maior aventura de sua vida! Um turbilhão de emoções, descobertas e magia o aguardam.

MAGIA E CRÍTICA SOCIAL

Em meio a uma jornada de magia e brincadeiras entre dois amigos há espaço para temas sérios como abandono parental, desigualdades sociais, questões ambientais e mesmo papéis de gênero. Isso somado a muitos regionalismos que permeiam a narrativa. “As cidades de minhas obras são fictícias, mas os elementos culturais são todos daqui, seja alguém passando mal após beber um vinho de miriti azedo, sejam crianças estudando carimbó na sala de aula. Os elementos do nosso folclore surgem como realismo fantástico”.

Taion Almeida iniciou oficialmente sua trajetória no universo da literatura com a classificação de seu livro entre as 11 obras finalistas do Prêmio Dalcídio Jurandir da Imprensa Oficial do Estado – IOEPA. O resultado surpreendeu o autor que se inscreveu no edital após a prorrogação do prazo de submissão, em janeiro de 2019.

Um ano depois, enquanto a recém criada Editora Dalcídio Jurandir e os autores definiam detalhes para a publicação das obras a pandemia de Covid-19 estourou mundo afora e todo processo editorial sofreu intensos abalos. “Acho que todos fomos afetados de uma forma muito intensa e inescapável. Eu mesmo adoeci no auge da primeira onda e tivemos dias terríveis. Em um ambiente de tanta insegurança e incerteza não fazia sentido pensar em lançar um livro que não atingiria seus leitores. Não dava pra lutar contra a realidade, era preciso esperar” comenta.

Ao longo da pandemia Taion disse que não conseguia ler ou escrever como antes. Muito abalado pelo ambiente que se instaurou com a pandemia, a única obra que ele conseguiu tocar adiante foi Pedra Preciosa. “Esse livro foi a minha centelha de esperança nesses dias sombrios pela quantidade de pessoas importantes na minha vida que apoiaram e estimularam a continuar trabalhando sobre ele. Sentia que pudesse lançá-lo estaríamos num mundo bem melhor do que o que vivíamos então. Esse momento está aqui e é para essas pessoas que não me deixaram sucumbir que eu dedico essa obra.” comenta.

NOITE DE AUTÓGRAFO

Antes da solenidade de lançamento quem quiser adquirir seu exemplar de “Pedra Preciosa” e conversar com o autor terá a oportunidade na noite de autógrafos, dia 02 de dezembro. Além de Pedra Preciosa estará a disposição para venda e autógrafos o livro “Pelos Caminhos do Rio Envelhecido”, do escritor João Gabriel dos Santos Brito.

SOBRE O AUTOR

Taion Almeida nasceu em Porto Velho, Rondônia, em 1985, mas vive em Belém há 31 anos. Com tantas vivências na terra do Açaí, Carimbó, Círio e Re-Pa, hoje é um paraense por adoção. Bacharel em Jornalismo pela UFPA e Técnico em Cenografia pela ETDUFPA, trabalhou principalmente como redator de jornais impressos, o que lhe permitiu apurar a escrita e a habilidade de “contar histórias interessantes”. Sua relação com a literatura ganhou força a partir de 2017, quando escreveu a coletânea de contos “O Nó da Amarração & Outras Histórias”. Em 2018 surge o romance de terror Bar Getsêmani. “Pedra Preciosa” não é apenas sua primeira obra impressa, mas também a primeira visando o público infantojuvenil. Mesmo com uma bibliografia ainda modesta, suas obras buscam reunir temáticas, vivências e dinâmicas regionais com uma estética universal.

SERVIÇO – EVENTOS NA FEIRA DO LIVRO E MULTIVOZES 2021

PREMIAÇÃO DE VENCEDORES DO PRÊMIO DALCÍDIO JURANDIR 2019

LOCAL: Arena Guilherme Paraense, “Mangueirinho”.

ENDEREÇO: Rod. Augusto Montenegro, 524, bairro Castanheira.

DATA: 04 de dezembro (sábado)
HORA: 16:30h
ESPAÇO: Arena Principal

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO DOS LIVROS E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS – ESTANDE DA IOEPA
02 DE DEZEMBRO

16h – “Sapinho Perereco E O Grilo Saltitante” de Lincoln Campos Ferreira

20h – “Pedra Preciosa” de Taion Almeida e “Pelo Caminho do Rio Envelhecido” de João Gabriel dos Santos Brito.

03 DE DEZEMBRO

16h – “Infimas Infâmias” de Felipe Figueiredo Ribeiro “Marias e Encantarias” de Francisco Egon Pacheco e “Bicho do Mato” de Franciorlis Viannza.

04 DE DEZEMBRO
18:30h – Lançamento de “Antologia Poétia I” com poemas de Fátima Telles, Igor Marques, Adalberto Marques da Silva e Nathália Cruz.

20:30h – “Receita Para Angustiar o Amor No Coração Da Noite” de Airton de Souza Oliveira “O Cheiro dos Homens” de Marcos Samuel Conceição e “As Cores da Meia Noite” de João Pereira Loureiro.

NOITE DE AUTÓGRAFOS PEDRA PRECIOSA
02 DE DEZEMBRO
HORA – 20h
ESPAÇO – Estante da IOEPA

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar