NACIONALNOTÍCIAS

Inscrição ‘Vidas Pretas Importam’ é pintada na avenida Paulista em São Paulo

A pintura da frase “Vidas Pretas Importam” na avenida Paulista, principal corredor de trânsito da cidade de São Paulo, terminou por volta das 5h deste sábado, 21. O ato em frente ao Museu de Arte de S. Paulo (Masp) foi motivado pelo assassinato de João Alberto Silveira Freitas, surrado e morto por seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre (RS).

Veja reportagem aqui: Homem negro é espancado até a morte em supermercado Carrefour em Porto Alegre

A pintura foi coordenada e realizada pelo “coletivo de artistas produtores culturais”, que reúne profissionais de vários segmentos. Os pintores contaram com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que fechou parte da avenida no sentido da rua da Consolação para que as pessoas pudessem trabalhar durante toda a madrugada.

Protestos – Protestos antirracistas foram registrados em várias capitais brasileiras na sexta-feira, 20, após a morte de João Alberto. 

Em Porto Alegre, a manifestação começou pacífica, mas terminou em confusão. Em São Paulo, grupo atacou uma loja do Carrefour – ninguém se feriu. No Rio de Janeiro, o protesto fechou uma unidade da rede de supermercados.

A imprensa internacional definiu o caso como ‘espancamento brutal’.

Veja aqui: Mercado Carrefour em São Paulo é depredado

O presidente Jair Bolsonaro falou sobre violência em uma rede social, mas não citou o caso de João Alberto. Ele nem falou em assassinato ou sobre racismo no Brasil. O vice-presidente Hamilton Mourão lamentou a morte, mas afirmou que não há racismo no Brasil.

Fonte: G1 São Paulo

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar