NACIONALNOTÍCIANOTÍCIASParáREGIONAL

Ilha do Marajó: Famosos pedem ajuda no combate à exploração de crianças na região; entenda

A recente música “Evangelho de Fariseus” da cantora gospel paraense Aymeê, que menciona o Arquipélago de Marajó (PA), mais conhecido como Ilha do Marajó, trouxe à tona uma preocupante realidade: os casos de exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes na região.

Nomes influentes como Rafa Kalimann, Thaila Ayala, Gkay, Luisa Sonza, Ludmilla, Gabi Martins, MC Daniel e outros expressaram sua indignação diante desses casos e exigiram ação imediata das autoridades locais para combater a exploração sexual de menores.

“Cabe a nós ‘exigir’, apontar o dedo e dar voz para essas denúncias tão sérias. Algo precisa ser feito agora”, declarou a ex-BBB Rafa Kalimann.

As postagens dos artistas seguem um padrão semelhante, destacando a importância de pressionar as autoridades, embora não apresentem casos específicos ou dados oficiais.

No entanto, relatos sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes na região não são novidade. Há anos a imprensa nacional tem reportado essa realidade. Em uma matéria de 2019, a Agência Pública entrevistou a Irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, uma freira reconhecida por seu trabalho no combate à exploração e violência sexual de menores no Pará. Na ocasião, ela descreveu situações alarmantes de menores sendo explorados desde tenra idade em troca de comida e dinheiro.

“As nossas crianças sobem naquelas balsas e muitas descem com pequenos objetos, às vezes com pequenos alimentos, um litro de óleo diesel, em troca da exploração do seu corpo”, relatou a irmã.

A situação socioeconômica precária da região também é um fator relevante. A maioria dos municípios do Marajó está entre os de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, conforme dados do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar