
A Igreja Evangélica Quadrangular, localizada em Portel, no Pará, realizou uma festa de São João com um diferencial surpreendente: a ausência de qualquer referência ao São João. O evento, intitulado “Sem João, com Cristo”, chamou a atenção nas redes sociais e gerou discussões sobre possível intolerância religiosa, pois o Santo faz parte da tradição católica.
O cartaz de divulgação da festa trazia todos os elementos tradicionais das festas juninas, como bandeirinhas, fogueira e comidas típicas, porém, destacava que se tratava de uma celebração “Sem João”. A ironia da situação reside no fato de que São João é considerado o profeta que preparou o caminho para Jesus Cristo cumprir sua missão na Terra, inclusive batizando-o no Rio Jordão, conforme conta a Bíblia.
A iniciativa da Igreja Quadrangular em promover uma festa sem a figura de São João foi interpretada por muitos como uma forma de intolerância religiosa. Os críticos argumentam que a exclusão do santo popularizado nas festas juninas reflete uma falta de respeito em relação à tradição e à fé dos católicos e de outros grupos religiosos que veneram São João.
