BELÉMNOTÍCIASPOLÍTICA

Helder Barbalho oficializa candidato em Belém e provoca divisões na base de Lula

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), formalizou a candidatura de seu secretário de Estado de Cidadania, Igor Normando, na última sexta-feira (15), para concorrer à prefeitura de Belém. Esse movimento está gerando divisões dentro da base do partido do presidente.

Enquanto isso, na capital paraense, o PT está anunciando apoio à reeleição do atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), apesar de sua alta taxa de rejeição, que atinge 68,5%, conforme revelado por pesquisas do instituto Paraná Pesquisas.

Edmilson é o único prefeito do PSOL em uma capital, registrou 11,1% nas pesquisas eleitorais, ficando em quarto lugar. Já o candidato bolsonarista Delegado Eder Mauro (PL) liderou com 26% da intenção de voto, seguido pelo deputado estadual Cássio Andrade (PSB) com 12,8%, e aproximadamente 12% para o candidato anunciado por Helder.

Helder Barbalho busca alternativas ao crescimento de nomes ligados à direita e alta rejeição do atual prefeito Edmilson Rodrigues. Segundo interlocutores de Lula, eleição preocupa o presidente porque cidade é sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em 2025.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar