BELÉMCULTURA PARAENSENOTÍCIAS

Gramophone, famosa loja de discos, reabre em Belém

Num tempo em que as músicas são consumidas via streamings e a questão audiovisual ficou até maior que a música, como os milhares de clipes postados no Youtube, ainda assim há os admiradores dos velhos e bons discos.

E se hoje ter Spotify ou Deezer é indispensável, em outros épocas, não muito distante, a música era apreciada pela ponta de uma agulha.

E Belém teve diversas lojas de discos que fizeram parte da história da cidade. Lojas como Avistão, Mesbla, Gramophone, Lado A, Gato na Tuba, Person, Aky-disco – “com 12 lojas e mais um deposito na Praça da Bandeira” -, Feirão, Tok-disco, The Musical, Radiolux, entre outras.

Para os amantes dos LPs, uma novidade, a Gramphone está de volta, no mesmo local que a imortalizou nos anos 80 e 90. A novidade foi anunciada por Apoena Augusto. Desta vez, a loja vem acoplada a um café, uma maneira de tornar o empreendimento viável, numa época que o consumo de música mudou radicalmente.

Quem era aficionado por música nas décadas de 1980 e 1990 não escapava da Gramophone Discos. Ainda estudante e com a renda limitada ao dinheiro da “merenda”, mas já descobrindo a maravilha que é o mundo tocado por uma agulha, contava com duas opções: lanchar e manter um aspecto saudável com as bochechas rosadas ou ostentar um semblante pouco amigável, mas de alma nutrida. Por causa da Gramophone, oscilei entre ambos.

Pouco antes do início do novo milênio, como acontece com quase tudo de bom em Belém, a loja desafina e toca a última do lado B, deixando uma legião de órfãos de boa música e ótimos papos. Não que estivéssemos mal assistidos nesse setor, afinal, são contemporâneas a 33 ¼, Lado A, The Musical, Visão, Aki Discos, Feirão, Americanas, Mesbla… mas sabe como é: charme é charme.

Talvez o mesmo sentimento saudosista instigado por esse charme do passado tenha dado o “play” para um resgate histórico. Em 01 de Setembro a Gramophone está de volta. Repaginada, além dos discos de vinil, que agora estão com tudo e não estão prosa de novo, também trará um belo café. O papo, bom… isso fica por conta da gente, que vai voltar a frequentar.

Ah! O endereço é o mesmo: Magalhães Barata, ao lado do Parque da Residência
“, escreveu em suas redes sociais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar