NOTÍCIASPará

Governo do Pará entrega obra de saneamento no Canal da Cipriano Santos em Belém

Intervenção integra conjunto de obras estruturantes para a COP 30 e beneficia milhares de moradores com drenagem, pavimentação e redes de esgoto

O Governo do Pará entregou neste domingo (18) a obra de saneamento do Canal da Cipriano Santos, localizado no bairro da Terra Firme, em Belém. A intervenção integra o conjunto de obras estruturantes realizadas como parte da preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será sediada na capital paraense em novembro de 2025.

A execução foi feita com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A obra é parte da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que impacta diretamente cerca de 500 mil pessoas.

Com 1.114 metros de extensão, o canal recebeu novas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação, ciclofaixas, pontes e passarelas, além da recuperação das paredes do canal. Segundo o governo estadual, a intervenção gerou 450 empregos diretos.

O comerciante Jonas Corrêa, de 75 anos, relatou mudanças na rotina da comunidade:

“A gente não joga mais o esgoto de casa direto no canal. Lembro que tive de refazer o piso de casa três vezes, em menos de 20 anos, porque quando o canal enchia a água invadia a minha casa e o meu comércio.”

Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou o impacto da obra:

“Esta é uma obra que dialoga com toda a cidade e beneficia a periferia.”
“A obra entregue, neste domingo, responde a um questionamento, se a COP30 é para os ricos e estamos mostrando que as obras beneficiam a todos os moradores, do centro e da periferia.”
“Belém é cercada por rios e cortada por igarapés. A cidade cresceu no entorno deles e nós estamos trabalhando para dar dignidade para a população que mora nestas áreas.”

Moradora da região há 40 anos, Josina Santos comentou as mudanças após a intervenção:

“Com a obra pronta, nenhuma casa foi mais para o fundo e a água da chuva escoa com mais rapidez.”

A diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, também destacou os benefícios da obra:

“Essa região toda passava por alagamentos recorrentes, a população sofria com a falta de saneamento, com falta de água e a gente está entregando essa obra completa, transformadora. O povo, aqui, é o que mais merece ser beneficiado com esses investimentos do governo Lula, do BNDES e do Governo do Pará.”

O ministro das Cidades, Jader Filho, reforçou os investimentos do governo federal na região:

“O Ministério das Cidades também tem investimentos aqui na Bacia do Tucunduba. São mais de R$ 120 milhões para fazer a macrodrenagem do trecho do prolongamento do Tucunduba. […] Também teremos mais de 200 moradias do Minha Casa, Minha Vida pra todo mundo que hoje tá vivendo nas margens do canal, em palafitas.”

O prefeito de Belém, Igor Normando, afirmou que a obra integra a maior intervenção urbana recente na cidade.

Moradores também relataram mudanças na mobilidade local. A dona de casa Rosilda Freitas afirmou:

“Com a via asfaltada e sem aguaceiro na rua, a gente percorre toda a avenida de forma rápida.”
“Estamos até criando um grupo para caminhar toda tarde. Até isso a obra permitiu, que a gente possa cuidar da saúde.”

O encarregado de obras Manoel Santos, de 56 anos, destacou as melhorias para ciclistas:

“Agora, pedalar por aqui ficou mais fácil e mais seguro por causa da ciclofaixa. Não precisamos mais dividir o mesmo espaço de via com carros e motos. A via está toda sinalizada.”

Outras obras de saneamento em Belém

A obra no Canal da Cipriano Santos é a terceira de grande porte entregue pelo governo estadual como parte do legado da COP 30. Em janeiro deste ano, foram concluídas as intervenções nos canais da Timbó e da Gentil, nos bairros do Marco e Canudos, respectivamente.

As obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e incluíram reconstrução de canais, instalação de redes de água e esgoto, drenagem, pavimentação, construção de pontes, passarelas, ciclofaixas e urbanização de vias.

Desde 2019, o Governo do Pará vem realizando obras de saneamento em 17 canais da capital, sendo 13 considerados parte do legado da COP 30. O investimento total ultrapassa R$ 1 bilhão, com financiamento do tesouro estadual e apoio de instituições como BNDES e Itaipu Binacional.

Plano de Arborização Urbana

Durante o evento deste domingo, o governador Helder Barbalho anunciou também o lançamento de um novo Plano de Arborização Urbana para Belém. A proposta prevê mutirões de plantio de árvores em espaços públicos e escolares.

“A capital da floresta será a cidade mais arborizada do Brasil”, afirmou o governador.

O plano será executado em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Belém, com foco na recuperação de áreas verdes e melhoria da qualidade ambiental da cidade.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar