Governador do Pará fecha divisa com Amazonas para conter avanço da Covid-19
O governador do Pará, Helder Barbalho (MBD), anunciou na quarta-feira, 13, que vai proibir a circulação de embarcações vindas do estado do Amazonas. Segundo o governador, a medida é preventiva, para evitar o contágio pela Covid-19. A decisão foi publicada no Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira, 14.
Embarcações – Segundo o governador, a medida busca frear o avanço da pandemia no estado. Não há ligação por estrada entre os estados, por isso a medida preventiva só diz respeito à embarcações.
A decisão foi tomada após uma nova variante do novo coronavírus ser encontrada no Amazonas, segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com o pesquisador e vice-diretor da instituição, Felipe Naveca, apresenta uma série de mutações vistas pela primeira vez.
Japão – No domingo, 10, o governo japonês anunciou que as autoridades de saúde do país encontraram a variante do vírus em quatro viajantes que estiveram no Amazonas e voltaram ao Japão em 2 de janeiro.
“A variante encontrada por pesquisadores japoneses, a partir de pessoas que estiveram no Amazonas, tem uma série de mutações que ainda não tinham sido encontradas. Algumas mutações dela envolvem mutações na proteína Spike, que faz a interação inicial com a célula humana, então isso chama muita atenção”, explicou Naveca.
Amazonas – O Amazonas é um dos estados que mais sofre com a Covid-19 no Brasil: até terça-feira, 12, havia mais de 218 mil foram infectadas, com mais de 5,8 mil mortes.
No Pará, foram registrados 306.029 casos de Covid-19 e 7.366 óbitos pela doença.
Fonte: G1 Pará