ENTRETENIMENTOESPORTENOTÍCIAS

Globo enfrenta concorrente inesperado

O canal CazéTV, do influenciador e jornalista Casimiro Miguel, renovou seu recorde de visualizações em uma transmissão ao vivo no YouTube. Tal façanha foi conquistada nesta segunda-feira, 28, durante o jogo entre Brasil e Suíça, válido pela Copa do Mundo do Catar. O número de aparelhos conectados na live alcançou a marca de 4,35 milhões — ainda no primeiro tempo da partida.

No primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa, disputado com a Sérvia, o CazéTV já havia superado a audiência da cantora Marília Mendonça em uma transmissão ao vivo. Foram mais de 3,3 milhões de visualizações simultâneas.

O narrador Galvão Bueno estreou na Copa do Catar acompanhado de três comentaristas. Eles compõem o elenco de aproximadamente 500 profissionais envolvidos na cobertura do principal torneio esportivo do planeta. À primeira vista, o investimento deu certo: desde o Mundial de Clubes de 2012, vencido pelo Corinthians, a emissora não tinha tanta audiência.

Mas surgiu o CazéTV, seu maior concorrente no momento. Casimiro não chega a ser exatamente um apresentador nas transmissões; lembra mais figuras como José Luiz Datena, Fausto Silva e Milton Neves, que misturam informação e humor. Na partida contra a Sérvia, por exemplo, o influenciador pediu — em tom de brincadeira — que os espectadores ligassem os celulares de seus parentes na live, para elevar a audiência.

O modelo de transmissão do CazéTV quebra paradigmas: há o narrador-torcedor, os comentaristas-jogadores e os repórteres-humoristas. O elenco de comentaristas conta com ex-jogadores, como Marcelo, ex-Real Madrid; Denílson; Emerson; Gilberto; Junior Baiano; Edmilson; e Juninho Pernambucano, todos com passagem pela Seleção Brasileira. Na transmissão de domingo, anúncios da Coca-Cola e do McDonald’s se misturavam com palavrões e brincadeiras politicamente incorretas.

Os streamers Guilherme Beltrão, Bronx, Maciel, Pig e Italo Sena também estão no CazéTV. Eles ajudam a chamar o público de diferentes plataformas, como YouTube, Google, Twitch, Amazon e Fifa+. Diretamente do Catar, os repórteres Isabela Pagliari, André Hernan, Alexandre Oliveira, Rafael Morientes e Jackson Pinheiro, com experiência no jornalismo esportivo profissional, acompanham as partidas.

As transmissões são da LiveMode, empresa brasileira responsável pela negociação de direitos de transmissão e eventos esportivos. Essa companhia intermediou a saída de Casimiro do SBT e do canal TNT, no início deste ano, para exibir a Copa do Catar. Os 22 jogos transmitidos pelo CazéTV foram oferecidos “de graça”, segundo o influenciador digital. Google, Amazon e TikTok estão no grupo de big techs que apoia o CazéTV.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar