Se alguém ainda imagina que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tentará um golpe militar para evitar a posse de Lula (PT) está enganado. O senador Flávio Bolsonaro afirmou em entrevista ao site Metrópoles que o presidente não planeja qualquer movimento de ruptura institucional.
Isso, ele garante, apesar das sucessivas críticas do pai [Bolsonaro] às urnas eletrônicas e das manifestações de apoiadores em portas de quartéis.
“Nunca houve essa conversa de golpe (militar). Um golpe nunca foi cogitado. Muitos em Brasília estavam tentando se proteger de algo que nunca existiu. Bolsonaro sempre agiu e agirá dentro da Constituição Federal”, afirmou Flávio Bolsonaro ressaltando que não será criado empecilho para a posse de Lula.
O parlamentar, contudo, adianta que a pauta do voto impresso continuará a ser pleiteada por deputados e senadores bolsonaristas na próxima legislatura. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propunha a medida foi levada a plenário e rejeitada pela Câmara em agosto de 2021.
Oposição – Flávio afirma ainda que, ao longo dos próximos anos, Bolsonaro buscará se manter como a principal voz de oposição ao governo Lula.
Para tentar conservar o protagonismo no cenário político, Bolsonaro pretende permanecer em Brasília mesmo após o fim do mandato, em vez de retornar para o Rio de Janeiro, seu reduto eleitoral.