Pará

Filhote de peixe-boi resgatado no Baixo Amazonas é transportado para reabilitação em Belém

o filhote está sob os cuidados do Centro de Reabilitação de Fauna Aquática do IBD, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Castanhal.

Um filhote de peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) foi transportado de Santarém para Belém nesta segunda-feira (3) pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), ligado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O animal foi encontrado preso em uma rede de pesca na Comunidade de Escrivão, no município de Aveiro, e resgatado com apoio de instituições ambientais.

O filhote foi localizado no dia 19 de fevereiro, e moradores acionaram o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que comunicou o Instituto Bicho D’Água e o Ibama. A população recebeu orientações sobre os cuidados até a transferência para Santarém, onde o animal foi monitorado pela Brigada de Incêndio Florestal de Alter do Chão.

Com a impossibilidade de encaminhá-lo a um centro de reabilitação na região, foi solicitada a transferência para Belém. O transporte aéreo foi realizado em uma aeronave do Graesp, que pousou na capital paraense às 15h.

Agora, o filhote está sob os cuidados do Centro de Reabilitação de Fauna Aquática do IBD, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Castanhal. O período de reabilitação deve durar cerca de três anos, antes da soltura na natureza. O procedimento faz parte do projeto “Peixe-boi da Amazônia”, coordenado pelo Ibama.

O Grupamento Aéreo destacou a importância do transporte por via aérea para garantir a segurança do animal e agilizar o processo de reabilitação. Equipes veterinárias seguem com o monitoramento contínuo para garantir a adaptação do filhote ao tratamento.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar