
O município de Muaná, no arquipélago do Marajó, sediou a 42ª edição do Festival do Camarão, evento que integra manifestações culturais e gastronômicas e promove atividades que impactam diretamente a economia local.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, esteve presente na programação e ressaltou a relevância da iniciativa em um ano marcado pelos preparativos para a Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em Belém.
“Estou muito feliz por estar aqui, participando do Festival do Camarão, em Muaná, na Ilha do Marajó, acompanhando essa festa tão bonita, acolhedora e que fomenta a economia da região e do município”, afirmou.
Segundo ela, o evento simboliza a união de esforços entre o Governo do Estado, deputados estaduais, federais e vereadores para garantir a continuidade das políticas públicas.
Durante a agenda institucional, a vice-governadora realizou a entrega de duas ambulanchas e uma retroescavadeira para o município. Os equipamentos, viabilizados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Júnior Ferrari, devem reforçar os serviços de saúde e segurança na região.
O prefeito Marcos Paulo Barbosa Pantoja, conhecido como Birizinho, agradeceu o apoio estadual. “Muaná em festa com a presença da nossa futura governadora do Pará, Hana. Muito obrigado pela parceria que você vem tendo com o nosso município, a gente está trabalhando para esse povo que mais precisa. […] Obrigado pela retroescavadeira, mais uma ambulancha para atender o nosso povo ribeirinho na área da saúde e vamos continuar trabalhando”, afirmou.
Criado para valorizar expressões artísticas da região, o Festival do Camarão reúne atrações culturais como o brega pop, carimbó, tecnobrega, calypso, lambada e brega tradicional, além de movimentos de arte como cerâmica e escultura. A programação ocorre ao longo de quatro dias e atrai turistas, movimenta o comércio e fortalece a divulgação da cultura muanense e marajoara.
Conteúdo relacionado: