NOTÍCIASParáREGIONAL

Exposição de arte drag é vandalizada na UFPA, em Belém: Estudantes e comunidade repudiam o ataque à liberdade artística

Uma exposição de arte drag intitulada “Demônias: A Arte Drag na Amazônia”, promovida por alunos do curso de museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi alvo de um ato de vandalismo no último fim de semana. Painéis, plotagens e todo o conteúdo exposto foram danificados, deixando uma marca negativa na liberdade artística e na diversidade cultural.

A exposição, que buscava destacar as referências drag presentes no contexto amazônico, tinha como objetivo principal explorar os impactos dessa expressão artística na cena cultural da região metropolitana de Belém. Por meio de figurinos, maquiagens e representações da Amazônia, a exposição buscava ressaltar as influências das ancestralidades negras e indígenas nessa forma de arte.

O vandalismo foi descoberto por uma das curadoras do evento na última segunda-feira (29), quando a exposição estava prestes a ser aberta para visitação do público. O impacto do ataque foi sentido profundamente pela comunidade acadêmica e pelos estudantes envolvidos, que rapidamente se mobilizaram para tomar medidas diante dessa afronta à liberdade de expressão.

Uma comissão emergencial foi formada pelos estudantes para tomar providências imediatas, comunicando o ocorrido às autoridades competentes, como a secretaria e coordenação do Curso de Museologia, a direção da Faculdade de Artes Visuais e a reitoria da UFPA. Além disso, um boletim de ocorrência foi registrado junto à Central de Segurança da universidade, com o objetivo de dar visibilidade ao incidente e possibilitar investigações para identificar os responsáveis pelo ato de vandalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar