AnanindeuaBELÉMNOTÍCIASO ED VOLTOU!OPINIÃOParáREGIONAL

Efeito orla: rivalidade Belém X Ananindeua cresce nas redes sociais

Um portal de notícias de Belém publicou em seu perfil no Instagram uma matéria com o título “Orla de Ananindeua: Veja imagens do novo cartão postal da Grande Belém“. Isso desencadeou uma série de comentários repudiando a equivocada ideia de que o portal estava afirmando que Ananindeua pertence a Belém. “Ananindeua não é Belém”, reafirmou um internauta.

Embora o termo seja utilizado como sinônimo de região metropolitana, os comentários deixaram claro que, para os internautas de Ananindeua, era importante estabelecer que as duas cidades eram distintas, pelo menos do ponto de vista político. Como uma cidade que cresceu à sombra da capital e que foi durante muitos anos conhecida como “cidade dormitório”, Ananindeua busca afirmar-se como uma cidade autossuficiente.

A busca pelo protagonismo na região metropolitana também reflete o novo cenário do município vizinho em um momento no qual a capital enfrenta uma crise de gestão, enfraquecimento político e econômico, embora ainda mantenha-se como centro cultural de referência no país.

O que acontecia nos bastidores, de forma discreta, teve seu primeiro momento quando Edmilson Rodrigues afirmou em um podcast que políticos de Ananindeua estariam incentivando o descarte de lixo em Belém. O prefeito de Ananindeua reagiu imediatamente com um meme que destacava: “Ananindeua mais limpa. Sem potoca, aqui é trabalho!“. Esse episódio deixou ainda mais evidente que o caráter republicano já não era percebido assim pelo público mais perspicaz em análise política.

LEIA MAIS:

Dr. Daniel manda indireta para Edmilson: “Sem potoca, aqui é trabalho”

Com as pesquisas revelando cenários de extrema rejeição para Edmilson, críticas vindas dos mais diversos setores e o aprofundamento da crise do lixo, a prefeitura de Belém se encontrou em uma situação na qual mesmo quando realiza (ainda que pouco), é rechaçada. No entanto, Edmilson, sendo de esquerda, sempre teve uma rede de militantes muito ativa nas redes sociais, especialmente no X.

Para quem é considerado um político tradicional de esquerda e sempre foi bem avaliado, este cenário de extrema rejeição é novo e não é fácil lidar. Desta vez, há um parâmetro comparativo, e ele é o prefeito Dr. Daniel. A inauguração da orla de Ananindeua, enquanto Edmilson está em Dubai, desviou o foco da população de Belém para a cidade vizinha, cujo slogan é “Ananindeua em outro patamar”. Isso incomoda aqueles que ainda têm simpatia por Edmilson.

LEIA MAIS:

Após inauguração da orla prefeitura de Ananindeua sofre ataques de perfis de Belém

Dessa vez, no entanto, esses militantes não imaginavam que poderiam ser confrontados de frente. Se houve uma tentativa de desqualificar a gestão do Dr. Daniel, a réplica foi fácil e até humilhante, pois Belém se encontra abandonada. Há quem chame a capital de “cosplay do Aurá”, em alusão à sujeira que toma conta das ruas.

Todo esse assunto desencadeou uma série de comentários e discussões no X. Agora, observamos um novo cenário: a rivalidade entre Belém e Ananindeua.

CONFIRA ALGUNS DESSES COMENTÁRIOS:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar