
O deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA) anunciou o cancelamento da manifestação que estava prevista para ocorrer em Belém no dia 16 de março. A decisão segue uma estratégia do ex-presidente Jair Bolsonaro, que orientou seus apoiadores a concentrarem os esforços no ato “Fora Lula”, marcado para acontecer na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Segundo o parlamentar, o objetivo da mobilização é reunir um milhão de pessoas na capital fluminense. “Por orientação do presidente Bolsonaro, não haverá manifestação em Belém em 16/03, apenas em Copacabana”, afirmou Éder Mauro. Além da capital paraense, outras cidades, como Belo Horizonte, também tiveram atos suspensos para reforçar a mobilização no Rio de Janeiro.
Organizadores do evento alegam que há tentativas de desmobilização por meio da disseminação de informações distorcidas. “Qualquer informação diferente é oportunismo para enfraquecer o movimento”, acrescentou Éder Mauro. O ato vem sendo amplamente divulgado por líderes da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deve contar com a participação de diversas figuras políticas alinhadas ao ex-presidente.