BELÉMCOP30

Brasil irá antecipar reunião de líderes da COP30 para reduzir fluxo de pessoas em Belém

O governo brasileiro decidiu antecipar a reunião dos chefes de Estado e de governo da COP30, conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), como estratégia para minimizar o alto fluxo de pessoas em Belém durante o evento. A informação foi divulgada pelo Departamento de Comunicação Internacional da Presidência da República.

A reunião dos líderes mundiais será realizada alguns dias antes do início oficial da conferência, que está agendada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. A data ainda não foi definida.

Segundo estimativas dos organizadores da COP, o evento deve receber até 50 mil participantes ao longo de seus dias. No entanto, com a decisão de antecipar a reunião dos líderes de Estado, essa previsão foi reduzida para 30 mil pessoas.

Uma das principais preocupações e críticas em relação à realização do evento no Brasil é a capacidade de Belém para sediar um evento dessa magnitude.

Para acomodar o grande fluxo de visitantes, o estado tem investido em infraestrutura, incluindo a construção de novos hotéis e a reforma de 17 escolas, que serão utilizadas como hospedagem temporária. Além disso, estão previstos investimentos entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões em melhorias na infraestrutura urbana, como drenagem e recuperação de canais.

CNN

Em conversa com à CNN, o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, afirmou que o governo federal planeja realizar, em março, uma reunião com representantes de todas as embaixadas. O objetivo é apresentar os avanços nos preparativos do evento e esclarecer questões relacionadas à logística e segurança.

“O mais importante é garantir que a infraestrutura esteja alinhada ao propósito da conferência, que é alcançar acordos significativos para o clima. Estamos nos preparando com antecedência para assegurar o sucesso do evento e proporcionar uma experiência positiva aos participantes”, destacou Correia.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar