
Salões de beleza e barbearias voltaram às atividades após a Prefeitura de Belém publicar o decreto nº. 96.418/2020, com novas diretrizes do plano de retomada econômica, elaborado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon). Na quarta-feira, 10, esses estabelecimentos foram fiscalizados pelo Comitê de Segurança Municipal.
Durante a ação, o Comitê fiscalizou 19 salões de beleza e barbearias em diversos bairros. Os estabelecimentos foram orientados a seguir os protocolos de segurança.
Medidas – Dentre as medidas estão a organização na chegada de clientes e profissionais; disponibilização de álcool em gel; orientação aos clientes para não levarem acompanhantes; os atendimentos deverão ser feitos após agendamento, além do uso obrigatório de máscaras e avental descartável em cada procedimento realizado.
“A ação foi voltada para orientação educativa dos comerciantes, funcionários e clientes. Entregamos a cartilha de orientação dos protocolos sanitários estabelecidos para esses setores e explicamos sobre a importância do cumprimento das medidas”, explicou Elizete Cardoso, coordenadora da Ordem Pública.
Comércios – A fiscalização também percorreu a área do comércio, agências bancárias e feiras livres. Na área do centro comercial, um ambulante e duas lojas de departamento foram multados na área por descumprimento do horário. Além desses, dois estabelecimentos de venda de comida de rua foram orientados sobre a manipulação e a proibição do consumo no local.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) aplicou cinco multas de trânsito.
No bairro do Jurunas, uma academia foi multada e fechada por descumprir as normas, pois as academias ainda não estão autorizadas a funcionar.
Fonte: Agência Belém