CULINARIA PARAENSENOTÍCIAS

Comida di Buteco: Belém conquista título de melhor comida de boteco do Brasil em 2025

Confraria do Fraga vence concurso nacional Comida di Buteco com prato que une ingredientes do sertão e da culinária paraense

A cidade de Belém foi destaque na gastronomia nacional ao conquistar o primeiro lugar no concurso Comida di Buteco 2025. A Confraria do Fraga, localizada na capital paraense, venceu a etapa nacional com o petisco “Capitão do Sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita”, composto por carne-de-sol suína, baião-de-dois, jabá, jambu, queijo coalho e cheiro-verde, empanados em cuscuz de chicória.

A final do concurso foi realizada na última terça-feira (1º), em São Paulo, com a presença dos campeões regionais das 27 etapas do evento em todo o país. Os finalistas foram avaliados por um júri técnico, formado por especialistas de diferentes estados, com base em critérios como sabor, atendimento, higiene e temperatura das bebidas.

O segundo lugar ficou com o Bar do Durante, de Campinas (SP), e o terceiro com o Nunes Bar, do Vale do Aço (MG). Nesta edição, o concurso registrou mais de 1,5 milhão de votos em todo o Brasil.

O prato vencedor da Confraria do Fraga foi inspirado nas figuras de Lampião e Maria Bonita, ícones da cultura nordestina. A receita apresenta uma fusão de elementos tradicionais do sertão com ingredientes típicos da culinária paraense, como o jambu e o cuscuz com chicória.

Criado em Belo Horizonte no ano 2000, o concurso Comida di Buteco celebrou em 2025 sua 25ª edição. Com o tema “25 para Celebrar”, os participantes foram desafiados a criar petiscos originais, avaliados pelo público e por jurados.

Com a vitória, Belém passa a integrar o circuito nacional de destaque da gastronomia de boteco, reforçando a presença da culinária regional na cena brasileira.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar