BELÉMNOTÍCIASSAÚDE

Com estoque em baixa, Hospital Abelardo Santos convoca doadores de sangue

A Agência Transfusional do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, tem registrado baixa no estoque de sangue desde o mês passado. O banco, que abastece os 340 leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e infantil da unidade, vem registrando uma queda de quase 30% de doadores dentro da média mensal. Os baixos índices são verificados desde o mês passado, em decorrência dos feriados prolongados e da falta de entidades parceiras nas ações de solidariedade.

O Hospital Abelardo Santos, em média, faz 300 transfusões por mês e, desse quantitativo, precisa encaminhar mensalmente à Fundação Hemopa pelo menos 50% do que utiliza, ou seja, 150 doações, para ajudar a manter os estoques da Fundação, órgão que distribui os hemocomponentes para todo o Estado do Pará. “O estoque do HRAS atende, além de leitos, pacientes nas UTIs e UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários), o bloco cirúrgico e as Unidades de Urgência e Emergência”, acrescentou.

Campanha – Com a missão de sensibilizar e captar doadores para ajudar a manter os estoques, em agosto passado o HRAS promoveu a 2ª Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea da unidade. A ação ocorreu em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). Em dois dias de programação, foram coletadas 281 bolsas de sangue, superando a meta da organização, que era de 200 unidades e mais 17 cadastros de medula óssea.

O estoque de sangue do HRAS é reposto nas segundas, quartas e sextas-feiras. A unidade tem infraestrutura para manter concentradas as hemácias e os plasmas. Na Agência Transfusional são feitos também os exames de tipagem e de anticorpo irregular. Outro trabalho realizado no próprio hospital é o fracionamento de bolsas de sangue para os recém-nascidos (RN), de acordo com a necessidade de cada um.

Critérios – Os interessados em doar sangue aos pacientes do HRAS devem procurar a Agência Transfusional, localizada no 1º andar da unidade. A pessoa deve estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, portar documento de identidade original com foto. No caso de quem já teve Covid-19, é preciso estar pelo menos há um mês assintomático, e quem teve contato com alguém infectado precisa estar há pelo menos 14 dias afastado da pessoa acometida pelo novo coronavírus.

Para as pessoas imunizadas contra a Covid as orientações são as seguintes: se a vacina foi a CoronaVac/Sinovac, a doação só pode ocorrer após 48 horas da aplicação. Se for Oxford/AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, somente após sete dias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar