ParáPOLÍTICA

Celso Sabino: União Brasil bate o martelo e escolhe candidato ao senado

Na última quinta-feira (26), em uma reunião estratégica com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, os presidentes nacionais do União Brasil, Antônio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira, definiram o nome de Celso Sabino como pré-candidato ao Senado pelo Pará, representando a federação União Progressista. A informação foi confirmada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Essa escolha vai além de uma simples movimentação eleitoral. Ela reflete o esforço da União Progressista em consolidar sua influência nas regiões Norte e Nordeste, dentro de um projeto político de longo alcance. Com a maior bancada da Câmara (109 deputados) e uma das mais expressivas no Senado (14 senadores), a federação governa seis estados, conta com cerca de 1.400 prefeitos e mais de 12 mil vereadores. Além disso, dispõe de quase R$ 1 bilhão em recursos do fundo eleitoral para 2024, o maior orçamento entre todas as siglas — um trunfo importante na disputa por cadeiras no Congresso.

Paraná Pesquisa

Embora Celso Sabino seja visto como um nome relativamente jovem para disputar uma vaga no Senado, tradicionalmente ocupada por políticos mais experientes, a sua candidatura não parece ser mera especulação. Recentemente, Sabino ganhou destaque ao aparecer com 13,4% das intenções de voto em uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, ficando na frente de outros nomes ainda não lançados oficialmente. O atual ministro do Turismo, que até então era cotado para uma possível candidatura a deputado federal, surpreendeu o cenário político paraense, acelerando as articulações nos bastidores e consolidando sua imagem como uma opção viável e competitiva para o Senado.

Celso Sabino: Desafios e Oportunidades

À frente do Ministério do Turismo desde 2023, Sabino tem se destacado pelos avanços no setor, com foco especial no Pará. Mesmo antes da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), o estado já experimentava um fortalecimento da sua imagem, com destaque para a gastronomia, a cultura paraense e as belezas naturais da Amazônia. Essas iniciativas elevaram a visibilidade do Pará, abrindo novas conexões turísticas e atraindo investimentos.

Embora não seja possível atribuir todos esses resultados exclusivamente a ele, é inegável o papel de Celso Sabino como facilitador institucional, ampliando a presença do Pará no cenário nacional e internacional.

O Futuro de Sabino e da União Progressista

A previsão é que Sabino deixe o Ministério do Turismo até abril para se dedicar integralmente à sua candidatura. Com o apoio de toda a estrutura da União Progressista, o partido aposta alto nesta candidatura como parte do seu projeto de consolidação nas urnas em 2026.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar