AGROCULINARIA PARAENSENOTÍCIAS

Cacau paraense conquista ouro em prêmio internacional na Europa

Na premiação Cocoa of Excellence Awards realizada em Amsterdã, Holanda, a amêndoa de cacau produzida em Medicilândia, Pará, conquistou o tão almejado ouro, destacando-se entre os melhores produtos do planeta. A produtora Míriam Federicci Vieira, juntamente com Luciano Ramos de Ilhéus, Bahia, compartilhou o primeiro lugar, enquanto Robson Brogni recebeu a medalha de prata para o estado do Pará.

O evento, que acontece a cada dois anos, contou com a participação de 222 amostras de grãos de cacau de 52 países, sendo as amêndoas brasileiras selecionadas entre as 50 melhores do mundo. Na categoria das amêndoas da América do Sul, o Pará foi reconhecido com ouro e prata, juntamente com outros países da região, como a Colômbia.

Esta não é a primeira vez que o cacau paraense é reconhecido internacionalmente. Em 2021, o produtor João Evangelista, de Novo Repartimento, também foi agraciado com a medalha de prata, reafirmando a qualidade excepcional do cacau produzido no estado.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, destacou o papel do governo do Pará em estimular e apoiar os produtores, proporcionando condições para que alcançassem tal reconhecimento.

Míriam Federicci Vieira mostrou sua satisfação com o reconhecimento, ressaltando que o prêmio reflete o esforço e a qualidade do trabalho realizado ao longo dos anos. Já Robson Brogni e sua esposa Sarah Brogni destacaram o apoio do governo estadual na valorização e promoção do cacau paraense, levando ao mundo o potencial do estado e sua produção de alta qualidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar