CULTURA PARAENSENOTÍCIASParáREGIONAL

Brega, a popular música paraense, ganha destaque na Dança dos Famosos

Pela primeira vez na história do quadro, a Dança dos Famosos, do programa Domingão com Huck, da TV Globo, terá o ritmo brega como protagonista. No próximo domingo, dia 21, durante mais uma etapa eliminatória do quadro, os artistas e seus parceiros dançarinos profissionais se apresentarão ao som do brega.

A dupla formada pela atriz Priscila Fantin e pelo coreógrafo Rolon Ho, representante do Pará no programa, será a responsável por inaugurar essa novidade. Para marcar essa ocasião especial, o professor Rolon convida professores, artistas e todos os interessados a assistir à transmissão do programa juntos no evento Ver-o-Rio, em Belém.

O evento contará com muita música, apresentações de dança, telão e a presença de Rolon Ho, que estará em Belém para assistir ao programa e retornará ao Rio de Janeiro, onde ocorrem as gravações do quadro. A entrada é gratuita.

Desde 2005, a Dança dos Famosos é exibida no Domingão, da TV Globo, e, nos últimos dois anos, os paraenses se sentiram representados pelo coreógrafo e dançarino Rolon Ho. Agora, o Pará estará literalmente no palco do programa, já que o ritmo da semana será o brega.

Mesmo na repescagem, Rolon Ho comemora a escolha do ritmo para a disputa semanal: “São 20 anos de Dança dos Famosos no programa, levando a cultura da dança a dois e solo, e a gente nunca teve essa oportunidade. E este ano, em 2023, depois de muita luta, graças ao nosso diretor Henrique Matias, ao Luciano Huck e às pessoas que olharam com muito carinho para o Pará, pela primeira vez teremos o brega na Dança dos Famosos. Teremos a nossa dança, música, cultura. Estou muito feliz por esse momento, pois é histórico para o programa e para nós, paraenses, termos a nossa dança em evidência”, disse.

“Isso é fundamental para nossa cultura, para o fortalecimento dela. No ano passado, tivemos o ‘Ritmo Brega’ reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará. Estou muito feliz de ver cada vez mais o brega ocupar o lugar que ele realmente merece. Porque é um ritmo nosso, que amamos, que ouvimos do amanhecer ao anoitecer. Se não é na nossa casa, é na do vizinho. É a nossa música, e desta vez está sendo evidenciada no Domingão”, acrescentou.

Rolon Ho explicou que, desde sua primeira participação no programa, em 2022, já pedia ao diretor a inclusão do ritmo brega na competição, mas recebia respostas como “fica tranquilo, fica calmo”. No entanto, o cronograma da disputa sempre é estabelecido antes mesmo do anúncio da Dança dos Famosos. “Descobrimos o ritmo no início da semana para iniciar os ensaios. Sempre que isso acontecia, minhas redes sociais eram inundadas com pedidos de seguidores ansiosos pelo brega. Os programas já estão estruturados antes do início das edições, mas este ano parece que olharam com mais carinho para o nosso estilo, por meio de vídeos e pesquisas, entendendo um pouco melhor a nossa cultura. Isso é um reconhecimento que vai além do meu trabalho, é para todos os artistas”, contou Rolon Ho.

O competidor é um verdadeiro representante da cultura paraense. Suas redes sociais estão repletas de vídeos coreografados em pontos turísticos do Pará. “Faço questão de ir a esses lugares para gravar, muitas vezes sob um sol escaldante das 14h ou 15h. Todo esse desgaste físico e emocional é para criar um conteúdo interessante e destacar o brega. Agora, chegou esse momento mágico. Todo o esforço valeu a pena!”, acrescentou emocionado.

A inclusão do brega na Dança dos Famosos é um marco para a cultura paraense, proporcionando maior visibilidade e valorização desse estilo musical tão amado e presente na vida das pessoas. O ritmo brega, que conquistou corações por todo o Brasil, agora ganha o merecido espaço no palco do Domingão com Huck.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar