COP30NOTÍCIASParáREGIONAL

Brasil lança visto eletrônico gratuito para participantes da COP30 em Belém

O Brasil criou um visto eletrônico gratuito para estrangeiros que vão participar da COP30 em Belém.

O governo brasileiro anunciou a criação de um visto eletrônico gratuito para participantes estrangeiros da COP30, que será realizada em novembro, em Belém. A medida foi apresentada nesta quarta-feira (2) pelo secretário extraordinário da Casa Civil para a COP30, Valter Correia da Silva, durante audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

O novo sistema, chamado e-Visa, já está disponível no site cop30.br e visa atender a uma demanda recorrente de delegações internacionais e embaixadas que participarão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O objetivo é agilizar o processo de entrada no país, eliminando burocracias que antes dificultavam o acesso.

“Trabalhamos bastante para viabilizar um sistema eletrônico que possibilita, de forma gratuita, vistos para todos os países que precisam da autorização para entrar no Brasil”, destacou Correia. A concessão do e-Visa está vinculada ao credenciamento oficial junto ao secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Segundo o secretário, os vistos não serão emitidos na chegada aos aeroportos, sendo indispensável que os participantes internacionais façam o processo com antecedência. “Todos os participantes credenciados estarão isentos do pagamento da taxa”, reforçou.

Durante a audiência, Correia também apresentou um panorama dos preparativos para a COP30. Estão sendo investidos cerca de R$ 4 bilhões em obras estruturantes, que devem beneficiar mais de 800 mil pessoas em Belém e na Região Metropolitana. Parte dos recursos vem de compensações ambientais da mineradora Vale, e o governo federal já destinou R$ 1 bilhão para ações ligadas ao evento, com fiscalização da CGU e TCU.

A infraestrutura do evento incluirá 55 mil leitos de hospedagem, cardápios sustentáveis com produtos regionais, acessibilidade total, tradução simultânea para 197 países e logística voltada para a neutralidade de carbono. Também haverá integração com o SUS para garantir suporte médico e sanitário durante a conferência.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar