
Belém será a única capital da Amazônia a receber a cruz histórica usada na Primeira Missa celebrada no Brasil, em 1500. O símbolo religioso está percorrendo o país em uma peregrinação que marca os 525 anos do evento, ocorrido na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), e passará pela capital paraense nos dias 23 e 24 de abril.
A cruz, feita de ferro fundido em Portugal, tem cerca de 40 centímetros, não possui ornamentos e foi trazida pelos frades que acompanharam a expedição de Pedro Álvares Cabral. O objeto sagrado foi usado pelo frei Henrique de Coimbra na celebração da primeira missa em solo brasileiro, que reuniu portugueses e povos originários em um marco da história do país.
O roteiro da peregrinação inclui grandes cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador. A programação integra o evento “Brasil com Fé – celebrando os 525 anos da primeira missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, uma iniciativa do Movimento Brasil com Fé, do Santuário Cristo Redentor (RJ) e do Instituto Redemptor.
Após a passagem por Belém, a cruz seguirá para Salvador e depois retornará ao local original da missa, em Santa Cruz Cabrália, onde haverá uma celebração especial no dia 26 de abril. No dia 27, a cruz retorna a Braga, em Portugal, encerrando o ciclo de visitas em solo brasileiro.