BELÉMParáREGIONAL

Belém precisa enfrentar desafio hoteleiro para receber COP30 em 2025

O anúncio de que Belém será sede da COP30, conferência da ONU sobre o clima em 2025, trouxe consigo um grande desafio logístico para a cidade do Pará. Com uma expectativa de receber cerca de 50 mil visitantes, a capital paraense precisará, no mínimo, quadruplicar sua capacidade hoteleira atual, composta por 12.115 leitos em todas as categorias.

Atualmente, Belém conta com 5.712 quartos de hotel em diferentes categorias, de acordo com a ABIH-PA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará), o que totaliza os 12.115 leitos disponíveis. No entanto, a expectativa para a COP30 é que o número de visitantes possa chegar a 60 mil pessoas, o que demandará uma infraestrutura hoteleira muito maior.

Toni Santiago, presidente da ABIH-PA, ressaltou a dificuldade de ampliar a quantidade de leitos disponíveis até 2025, uma vez que a construção de hotéis demanda mais de dois anos. O governo do Estado e representantes do BNDES devem se reunir para discutir uma possível linha de crédito que permita a expansão hoteleira e da infraestrutura turística da cidade, visando a acomodação do público esperado para o evento.

A COP30 não é o único grande encontro relacionado ao meio ambiente que Belém sediará. A Cúpula da Amazônia, com 14 chefes de Estado convidados, acontecerá em agosto, e a cidade já se prepara para receber esses importantes líderes. Entretanto, o número limitado de suítes presidenciais e vagas de alto padrão em hotéis torna o desafio de acomodação ainda mais evidente.

Mesmo com a expectativa de que alguns convidados não atendam ao chamado brasileiro, o Itamaraty admite que será necessário criatividade para acomodar todas as autoridades durante a cúpula em agosto. A ocupação hoteleira já alcança 95% nos principais hotéis da cidade, e a necessidade de encontrar soluções para esse cenário se torna imprescindível.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar