
A Base Fluvial Antônio Lemos, localizada no rio Tajapuru, em Breves, realizou na última sexta-feira (4) a apreensão de cinco toneladas de pescado transportado irregularmente. A carga, composta por pirarucu salgado, estava a bordo do ferry boat “Capacidade” e foi interceptada sem a documentação fiscal necessária. O transporte tinha como destino a cidade de Belém.
A operação foi conduzida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com o apoio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental e da Companhia Independente de Polícia Fluvial. O secretário da Segup, Ualame Machado, comentou sobre os resultados da ação, destacando a eficiência da fiscalização na região. “A Base Antônio Lemos tem contribuído significativamente para o combate a crimes ambientais e outros ilícitos, devido à sua localização estratégica”, afirmou Machado.
Durante a abordagem à embarcação, os agentes perceberam o odor característico de peixe salgado e, ao interrogar o motorista da carreta, foi constatado que ele transportava cinco toneladas de pirarucu sem a devida documentação. Inicialmente, o condutor alegou que a carga era para consumo próprio, mas logo admitiu que o transporte era irregular.
A carga foi apreendida e, juntamente com o motorista, encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Breves para as medidas legais cabíveis, com base na Lei 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.
Conteúdo relacionado: