ESPORTENOTÍCIASPará

Atleta indígena representará o Pará em competição internacional de canoagem

Nanda Baniwa, uma atleta indígena, assinou na tarde desta quarta-feira (17) um termo de apoio financeiro concedido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), para participar da “Te Aito”, considerada a maior prova de canoagem do planeta. O evento será realizado em junho, no Tahiti, na Polinésia Francesa.

Com mais de 30 anos de tradição, a competição internacional de canoagem reunirá mais de 1.000 atletas de diversas categorias. Uma das provas mais disputadas é a V1 (cano individual), na qual os competidores precisam demonstrar habilidade e conhecimento em relação à direção do ar e das correntes de rios e mares.

Nanda, da etnia Baniwa, ressaltou que seu convívio com a natureza facilita durante a prova. “Nós nascemos na Amazônia; conhecemos nossos rios como ninguém. Quando chego para treinar e olho para a superfície da água, consigo identificar a corrente do rio para remar sem dificuldades. Com o tempo, aprimoramos essas habilidades”, compartilhou a atleta.

Segundo Nanda Baniwa, o apoio da Seel é fundamental para seu aprimoramento no esporte. “Receber esse incentivo é uma forma de valorização do esporte. Sinto-me acolhida como atleta. Vou representar o Estado e o Brasil em uma competição internacional. Tenho certeza de que será apenas uma das muitas competições que virão”, ressaltou a remadora.

Cássio Andrade, secretário de Esporte e Lazer, destacou o incentivo que o Governo do Pará oferece aos atletas. “Nosso Estado é uma vitrine de talentos em diversas modalidades esportivas. Temos o privilégio de testemunhar tantas histórias de superação. O Estado tem cumprido seu papel no fomento ao esporte, e os atletas sempre nos trazem excelentes resultados”, enfatizou o secretário.

A “Te Aito 2023” ocorrerá em finais de semana consecutivos, de 02 a 11 de junho, entre as ilhas de Tahiti e Moorea.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar