CRIMENACIONALNOTÍCIAS

Apoiadores de Bolsonaro de Santarém participaram dos atos terroristas em Brasília

Grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, oriundos de Santarém, região oeste do Pará, que se autodenominam patriotas, participaram no domingo, dia 8, dos atos terroristas realizados em Brasília (DF) e que resultaram na invasão dos prédios dos Três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário.

Um desses grupos, inclusive, aparece em vídeo que viralizou na noite de ontem [domingo] nas redes sociais – feito por quem os comandava.

A Polícia Civil do Distrito Federal informou, por volta das 23h de domingo, 8, que 300 bolsonaristas foram presos após invadirem e depredarem o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja o vídeo:

Os criminosos foram encaminhados para a sede da corporação, para interrogatório. Em teses, os terroristas podem responder cinco (5) tipos de crimes:

  • Dano ao patrimônio público da União – crime qualificado. Pena: detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
  • Crimes contra o patrimônio cultural – destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial. Pena: reclusão, de um a três anos, e multa.
  • Associação criminosa – associarem-se três ou mais pessoas para o fim específico de cometer crimes. Pena: reclusão, de um a três anos (pena aumenta se a associação é armada).
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito – tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais. Pena: reclusão, de 4 a 8 anos, além da pena correspondente à violência.
  • Golpe de estado – Tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído. Pena: reclusão, de 4 a 12 anos, além da pena correspondente à violência.

Quem são os santarenos – O advogado bolsonarista Francisco Andrade da Conceição, inscrito na OAB sob o número 25170, é quem lidera o grupo, do qual participam mais três pessoas, entre os quais um casal de empresários.

O portal Jeso Carneiro apurou ainda que o casal do vídeo é Orivaldo e Francimara Aguiar, sócios-proprietários da empresa Mega Massa, nome de fantasia da F. Barroso de Aguiar, especializada em preparação de massa de concreto e argamassa para construção. A Mega Massa está localizada da BR-163 (Santarém-Cuiabá), bairro Ipanema, em Santarém.

Fonte: portal Jeso Carneiro

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar