BELÉM

Casas feitas com caroços de açaí em Belém conquistam prêmio nacional de habitação

Projeto que utiliza resíduos do fruto para construir moradias sustentáveis nas ilhas da capital foi reconhecido em premiação nacional; iniciativa de apoio a vítimas de escalpelamento também foi premiada.

Um projeto que transforma caroços de açaí em materiais para a construção de casas nas ilhas de Belém conquistou reconhecimento no Selo de Mérito Habitacional 2026. A iniciativa, desenvolvida pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), foi uma das duas propostas paraenses premiadas entre 300 projetos inscritos de diferentes estados. A entrega dos prêmios ocorrerá em novembro, em Brasília.

Batizado de Sua Casa COP30 Sustentável, o projeto prevê a construção de 45 moradias ecológicas para famílias ribeirinhas, utilizando tijolos produzidos com resíduos de caroços de açaí, telhas ecológicas e biodigestores para o tratamento de esgoto. Segundo a Cohab, a iniciativa deve aproveitar aproximadamente 15 toneladas de resíduos do fruto, reduzindo o descarte inadequado do material.

Na Ilha do Combu, algumas famílias já receberam casas construídas com a tecnologia, que dispensa a queima dos tijolos. De acordo com os responsáveis técnicos, o processo pode reduzir o consumo de água em até 90% e o de cimento em 80%, em comparação com métodos convencionais. A companhia também prevê a construção de outras 50 habitações nas ilhas de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Além das moradias sustentáveis, o Pará foi reconhecido pelo projeto Travessia, voltado à construção e reforma de casas para mulheres vítimas de escalpelamento, acidente provocado pelo contato dos cabelos com eixos de motores de embarcações. As duas iniciativas estão entre os 30 projetos selecionados para o Selo de Mérito Habitacional, que reconhece experiências de habitação de interesse social em todo o Brasil.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar