COP30NOTÍCIAS

Governo aponta avanços nos preparativos para a COP 30 durante evento em São Paulo

Governador Helder Barbalho detalha em fórum da revista Veja os investimentos em infraestrutura para a Conferência do Clima em novembro

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), apresentou nesta segunda-feira (26), em São Paulo, os avanços na preparação de Belém para sediar a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, marcada para novembro de 2025. Durante o Fórum “Veja na COP30”, promovido pela revista Veja, o chefe do executivo estadual detalhou os investimentos em infraestrutura e os impactos das mais de 30 obras em andamento na capital paraense.

Segundo o governo estadual, as intervenções somam mais de 5 mil postos de trabalho gerados e devem alcançar cerca de 900 mil pessoas diretamente. Um dos principais projetos em andamento é o Parque da Cidade, futuro espaço das zonas Green Zone e Blue Zone da COP30, que está com 84% das obras concluídas.

Além do Parque da Cidade, outros projetos em destaque são o Porto Futuro II, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, a construção de novos hotéis e a Vila COP30. As obras têm como objetivo preparar a capital paraense tanto para o evento quanto para atender demandas estruturais de mobilidade, transporte público, macrodrenagem e espaços voltados à cultura, turismo e lazer.

“Nós temos mais de 30 obras em execução em Belém, com intervenções que vão do centro à periferia da cidade”, afirmou Helder Barbalho durante o evento. “O objetivo é estruturar soluções urbanas que fiquem como legado após a realização da COP30, como novas opções de mobilidade e qualificação de espaços públicos.”

Durante entrevista no evento, o governador também falou sobre temas ligados à pauta ambiental. Entre eles, destacou a concessão florestal voltada ao reflorestamento – a primeira do tipo no Brasil – e o desenvolvimento do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará, voltado à remuneração por resultados na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Ainda segundo Helder, o Pará busca ampliar sua atuação em setores como a bioeconomia e o turismo ecológico. “Queremos consolidar Belém como uma referência na economia verde, estimulando novas formas de uso do solo com baixa emissão e conciliação entre produção de alimentos e preservação ambiental”, afirmou. Ele também destacou o interesse do estado em fortalecer o turismo na Amazônia, associando o protagonismo da COP30 à vocação para o turismo de natureza e eventos.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar