NOTÍCIAS

Ananindeua realiza o 2º Festival Cultural Saberes na Prevenção do Câncer de Mama

Na manhã da última sexta-feira (18), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), Casa da Mulher Brasileira e Parque Cultural Vila Maguary, realizou o “II Festival Cultural Saberes da Prevenção do Câncer de Mama”, em alusão ao mês Outubro Rosa, no Teatro Municipal de Ananindeua.

Com a participação dos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, tiveram momentos de interação com apresentações lúdicas de danças, teatro, paródia e poesia com premiações de 1.º, 2.º e 3.º lugar para a melhor apresentação. O intuito do evento foi alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e foram abordados assuntos da prevenção, autocuidado e a sensibilização para a importância da rede de apoio.

A diretora técnica da SEMMU, Solange Ramalho, destacou a importância da ação e da prevenção da doença. “O evento foi pensado na conscientização, de uma forma leve, de linguagem universal, porém que incentivassem mulheres e meninas a procurarem a prevenção mais breve possível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”.

“Durante todo este ano, temos conversado e orientado as nossas usuárias dos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Neste mês, em especial, com a campanha do ‘Outubro Rosa’, intensificamos essas ações. Realizamos atividades interativas, como rodas de conversa, dinâmicas em grupo e a distribuição de materiais informativos, reforçando a importância do autoexame, dos exames de rotina e das consultas regulares. Este evento destaca a relevância do tema e a necessidade de uma atuação integrada entre as secretarias municipais. O que hoje vem acontecendo na atual gestão,” enfatizou a secretária da SEMCAT, Grace Soares.

CAMPANHA

O câncer de mama é uma doença decorrente da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor capaz de comprometer outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. Porém, a maioria dos casos tem resposta positiva ao tratamento quando descoberto e tratado no início.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o índice de mortes por câncer de mama pode diminuir de 15% a 45% em pacientes que realizam o exame periodicamente. O exame não previne a doença, mas é essencial na identificação do tumor ou alterações na mama em estágios iniciais, reduzindo procedimentos agressivos no tratamento, e principalmente, aumentando as chances de cura do paciente.

O exame de mamografia também deve ser realizado anualmente por todas as mulheres sem sintomas e sem histórico familiar, a partir dos 40 anos de idade. No Brasil, temos uma alta incidência de câncer de mama entre os 40 e 49 anos.

ATENDIMENTO

Toda mulher deve fazer exames periódicos para detectar o câncer de mama o mais cedo possível. Além do autoexame, que pode ser feito procurando-se nódulos nos seios todos os meses, aconselha-se que pelo menos uma mamografia seja feita a cada ano.

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), capacita os profissionais para melhor receber as mulheres em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também na Saúde da Família. Chegando lá, após uma avaliação prévia, segue um encaminhamento, a guia para realizar os exames de mamografia nas seguintes unidades:

Hospital Santa Maria de Ananindeua (HSMA)
Avenida Independência, 5 – Maguari, Ananindeua

Hospital Modelo de Ananindeua
Travessa Sn 13, cidade nova III, 111 – Coqueiro, Ananindeua

Clínica FCMacedo Serviços Médicos Tomografia
Travessa Sn-5, 12 – Coqueiro, Ananindeua

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar