Nesta sexta-feira, durante uma teleconferência sobre os resultados do quarto trimestre da mineradora, o presidente do conselho da Vale Base Metals, Mark Cutifani, tranquilizou investidores ao abordar a suspensão das licenças de duas minas no Estado do Pará. Cutifani afirmou que a Vale (VALE3) não identifica indícios de qualquer problema ambiental ou social nas minas de níquel Onça Puma e cobre Sossego, recentemente afetadas pela suspensão de suas licenças.
Segundo o executivo, as suspensões podem ter sido resultado de questões administrativas, e caso haja irregularidades, a empresa está pronta para corrigi-las de imediato. A Secretaria de Meio Ambiente do Pará suspendeu as licenças ambientais desses empreendimentos devido a inconformidades nos relatórios de informação ambiental anuais, além do descumprimento de medidas de mitigação de impactos, resultando em conflitos com comunidades próximas.
Cutifani ressaltou que o forno em Onça Puma já estava desligado e que uma manutenção estava programada para Sossego em breve. Ele assegurou que a Vale está empenhada em resolver essas questões de maneira rápida e adequada, em colaboração com as autoridades competentes.
A mineradora reafirmou seu compromisso com a segurança, o meio ambiente e as comunidades afetadas por suas operações, buscando sempre a conformidade com todas as regulamentações e normas aplicáveis.



