NACIONALNOTÍCIASPOLÍTICA

Lula libera aumento do salário mínimo em 18 reais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou o aumento do salário mínimo em 18 reais e enviou o projeto de lei ao Congresso Nacional. O reajuste acima da inflação, que deve se repetir todos os anos, leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Caso seja aprovado, o novo cálculo entrará em vigor a partir de 2024.

Enquanto isso, Lula está hospedado em um hotel luxuoso em Londres, ocupando a suíte real com diária de R$95 mil. Cada pernoite com café da manhã do presidente na capital inglesa equivale a 5.277 vezes os 18 reais do aumento do salário mínimo. A numerosa comitiva brasileira ocupa 100 suítes e todo o 7º andar do hotel.

O projeto de lei enviado ao Congresso segue os moldes do reajuste que foi adotado entre 2007 e 2019, mas que não foi renovado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Nos últimos anos, o reajuste foi negociado ano a ano, o que gerava insegurança para os trabalhadores. Com a proposta de Lula, os trabalhadores terão uma política clara de valorização do salário mínimo, garantindo aumento real que acompanha a taxa de crescimento do PIB.

Em sua conta no Twitter, o presidente Lula afirmou que os trabalhadores voltarão a ter reconhecimento e valorização do governo brasileiro. O aumento do salário mínimo é uma medida importante para combater a desigualdade social e promover a inclusão econômica no país. Com a aprovação do projeto de lei, milhões de brasileiros terão um aumento real em seus rendimentos, o que contribuirá para uma economia mais justa e equilibrada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar