BELÉMNOTÍCIASO ED VOLTOU!

Obra da prefeitura de Belém pode ser a culpada por contaminação da Praia Grande, em Outeiro

Há um mês atrás o parawebnews publicou duas matérias denunciando uma obra na rua Franklin de Menezes, em Outeiro, que está sendo tocada pela prefeitura de Belém. Toda a rede de drenagem da rua está sendo direcionada para a praia Grande, nas proximidades do estacionamento da praia. Hoje, inclusive, postamos outra reportagem sobre a obra na área do estacionamento e os transtornos aos comerciantes e veranistas.

LEIA MAIS: Estacionamento da praia Grande, em Outeiro, está todo detonado

Na primeira matéria, moradores denunciaram as obras da prefeitura nas redes sociais, onde diversos textos e fotos da execução das obras foram postados.

“Pelo jeito o Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém, não gosta de Outeiro e nem se suas praias, olha essa obra! Todo o esgoto da Rua Franklin de Menezes será despejado na Praia Grande. Me pergunto até quando sofreremos com esse descaso. Nossa única fonte de renda sendo destruída por essa gestão. Ah, antes que os defensores venham dizer que é drenagem, quero lembrar que toda a área da descida da Praia é alagada e os moradores já despejam seus esgotos na rua que desce por um córrego e percorrer um longo caminho até chegar a Praia, passando por uma área que filtra e ameniza os efeitos contaminantes. Agora esse esgoto será lançado diretamente na Praia. Uma verdadeira vergonha”, denunciou um morador.

LEIA MAIS: Moradores de Outeiro denunciam obra da prefeitura que pode jogar esgoto na praia Grande

Logo após as denúncias ganharem repercussão, a prefeitura de Belém divulgou uma nota classificando como “fake news” as denúncias de que a obra estaria jogando o esgoto da rua Franklin de Menezes direto na praia. Segundo a prefeitura, a tubulação implantada é para receber apenas água da chuva, não esgoto residenciais.

No entanto, a nota da prefeitura não informou se rede coletora de esgoto está sendo colocada na rua também e nem para onde o esgoto das residências e comércios irão ser direcionados. Não custa nada lembrar que Belém tem apenas 17% dos domicílios com rede coletora de esgoto e menos de 4% disso é tratado.

Na ocasião, um vídeo que circulou pelas redes sociais mostra uma água com aspecto denso e escuro escoando da rede de tubulação implantada pela prefeitura. Clique no link abaixo para ver o vídeo.

LEIA MAIS: Vídeo mostra água escura sendo despejada na Praia Grande, em Outeiro

Agora, um mês depois, após teste de balneabilidade, a praia Grande é dada como imprópria para banho por causa do elevado nível de coliformes fecais na água.

A reprovação da praia Grande pegou os moradores de Outeiro de surpresa, pois em anos anteriores, a praia que era sempre reprovada era a praia do Amor.

As análises são feitas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com base na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº. 274, de 29 de novembro de 2000, que diz que uma praia é considerada imprópria para banho quando os valores estiverem acima de 2 mil E. Coli por 100 mililitros (ml) de água.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar