ECONOMIANOTÍCIAS

FMI aumenta previsão de crescimento da economia brasileira em 2022

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira (19) o relatório Panorama Econômico Global (WEO, na sigla em inglês) no qual revisou a projeção de alta do PIB do Brasil em 2022, de 0,3% para 0,8%. Ou seja, uma alta de 0,5 ponto percentual acima à estimativa de janeiro. Por outro lado, reduziu de 1,6% para 1,4% a estimativa de expansão do PIB brasileiro em 2023.

Apesar de piorar as previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global, a instituição prevê que o Brasil continuará com taxas menores do que média mundial e que a maioria dos pares emergentes, só ganhando da Rússia.

O documento aponta que o Brasil deve se beneficiar da alta do petróleo. No entanto, o país deve seguir com inflação alta, em torno de 8,2%, e desemprego na faixa de 13,7%.

O ministro da Economia Paulo Guedes, está cumprindo extensa agenda de reuniões em Washington (Estados Unidos), e vai participar da reunião anual do FMI. Em declarações anteriores, antes de viajar, o ministro criticou as previsões da instituição. ”Desde o início deste governo o FMI não acertou uma previsão sequer sobre o Brasil”, disse. Ele ainda não comentou o relatório divulgado hoje.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar