O Governo Federal investiu R$ 60,5 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), na completa recuperação do pavimento da pista principal e do terminal. O objetivo foi incrementar as condições de segurança operacional e garantir eficiência na operação e movimentação das aeronaves no Aeroporto Internacional de Belém (PA).
Conforme a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra), entre 18 de setembro de 2019 e 30 de agosto deste ano, o terminal passou por renovação da capa asfáltica em toda a extensão da pista; execução de grooving e de nova sinalização horizontal.
Foram implantadas áreas de escape nas cabeceiras 06 e 24, bem como novas áreas de giro mais próximas entre si. A modernização dos auxílios luminosos noturnos (balizamento), com a aplicação da tecnologia em LED e circuitos duplos, completou os serviços.
Novas obras
A Infraero informou no começo de março deste ano que apresentou o estudo preliminar para a construção de um novo pátio no aeroporto e, as obras foram concluídas em julho. Além do projeto da nova área de aviação geral do aeroporto, o novo pátio tem capacidade para 50 aeronaves, três novas pistas de taxiamentos, acesso viário e estacionamento de veículos. Um novo terminal, com 340 m², também será construído para receber passageiros e tripulações.
A nova área, em um total de 43 mil m², receberá as operações de aviação geral do Aeroporto Brigadeiro Protásio, que será desativado para a construção de um parque público estadual. A mudança de aeroporto ocorrerá quando as obras estiverem finalizadas e homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A nova área, com 37 mil m² de pátio de aeronaves e estacionamento de veículos, irá receber as operações de aviação geral do Aeroporto Brigadeiro Protásio, que será desativado para a construção de um parque público estadual de 120 hectares.
O estudo prevê que o pátio poderá receber até 56 aeronaves. Um novo terminal, com 300 m², será também construído para receber passageiros e tripulações da aviação geral.
Com informações Infraero